O lançamento do Fedora 34 está cada vez mais próximo e, com isso, alguns novos recursos divertidos! Um foco de recurso anterior falou sobre algumas mudanças que virão para o GNOME versão 40. Este artigo irá se aprofundar um pouco mais nos bastidores e falar sobre compactação de dados e compactação transparente em btrfs. Um termo como esse pode parecer assustador no início, mas usuários menos técnicos não precisam ser cautelosos. Essa mudança é simples de entender e ajudará muitos usuários de estações de trabalho em várias áreas importantes.
O que é exatamente compressão transparente?
A compactação transparente é complexa, mas em sua essência é simples de entender: faz com que os arquivos ocupem menos espaço. É mais ou menos como um arquivo tar ou ZIP. A compactação transparente otimizará dinamicamente os bits e bytes do sistema de arquivos em um formato menor e reversível. Isso tem muitos benefícios que serão discutidos com mais detalhes posteriormente, no entanto, em sua essência, torna os arquivos menores. Isso pode deixar a maioria dos usuários de computador com uma dúvida: “Não consigo apenas ler arquivos ZIP. Você precisa descompactá-los. Vou precisar descompactar constantemente as coisas ao acessá-las? ”. É aí que entra a parte “transparente” de todo esse conceito.
A compressão transparente torna um arquivo menor, mas a versão final é virtualmente indistinguível da original para o observador humano. Se você já trabalhou com Áudio ou Vídeo, provavelmente já ouviu os termos “sem perdas” e “com perdas”. Pense na compactação transparente como um arquivo de vídeo compactado com perdas. Você quer que o vídeo se pareça essencialmente com o original. Pequeno o suficiente para ser transmitido pela web. Não tão compactado que um humano possa distingui-lo do arquivo original. A compressão transparente funciona de forma semelhante. Seu sistema de arquivos terá a mesma aparência e comportamento de antes (sem arquivos ZIP em todos os lugares, sem grandes reduções de velocidade). Tudo parecerá, sentirá e se comportará da mesma forma. No entanto, em segundo plano, ele ocupa muito menos espaço em disco.
https://fedoramagazine.org/fedora-workstation-34-feature-focus-btrfs-transparent-compression/