14 July 2023
M
20:43
Marcos
eu so estou usando o fedora aqui n tenho windows
20:43
e o abençoado so quer o windows
FR
20:43
Fábio Rodrigues Ribeiro
vc pode fazer uma pequena gambiarra para fazer esse pen
M
20:44
Marcos
kkkkk diz ae
FR
20:45
Fábio Rodrigues Ribeiro
vc usar um hirencd... É tipo um windows portatil... e usar o Windows Creator Tool
M
20:45
Marcos
vixi! e de comer?
20:45
vou dar uma pesquisada aqui valeu
FR
20:47
Fábio Rodrigues Ribeiro
procure por hirenscd... eh um windows feito para ser canivete suiço
20:49
ele roda num pendrive e carrega na ram e aí vc pode usar ele para gerar o pendrive
20:49
deu para entender?
M
20:51
Marcos
Entendi e um live do windows
20:51
Já achei se eu consegui coloco aqui no grupo
20:52
Eu conheço esse hirens no dos n sabia que ainda existia
FR
20:52
Fábio Rodrigues Ribeiro
😉
M
20:52
Marcos
Instalava ele c diskets de 3,5 kkkkk
FR
20:53
Fábio Rodrigues Ribeiro
eh o melhor live de windows que conheço... e usa as ferramentas propria da ms para gerar a live
M
20:54
Marcos
Achei um vou baixar e ver se consigo se n dou o cd pro abençoado usar kkkkk
FR
20:54
Fábio Rodrigues Ribeiro
M
20:55
Marcos
Show
FR
20:55
Fábio Rodrigues Ribeiro
vc sabe onde achar o Windows Creator Tool?
21:00
@geraldosimiao onde vc vê a criação do branch 39
21:02
vou perguntar tb para o sergio
M
21:03
Marcos
Achei o rufus
21:03
Tô fazendo já
21:03
Achei um hirens win10
FR
21:03
Fábio Rodrigues Ribeiro
In reply to this message
o rufus grava iso, das barra pesada... tipo grava até freebsd
21:04
mas do windows só conheço uma via viavel de fazer pen... com windows
21:04
e usando as ferramentas da ms
M
21:05
Marcos
N achei essa ferramenta
FR
21:06
Fábio Rodrigues Ribeiro
entra nesse link da ms que passei
M
21:06
Marcos
Ok
FR
21:06
Fábio Rodrigues Ribeiro
Photo
Not included, change data exporting settings to download.
1249×942, 102.3 KB
21:07
Pode escolher criar midia de instalação ou baixar a iso
21:07
a iso nunca tentei
M
21:08
Marcos
Valeu pelas dicas vou tentando
M
22:41
Marcos
Baixei esse cara ae o hirens mas caiu na mesma n tem como gravar o disco
22:42
Instalei um tal de woeusb e deu certo no fedora
15 July 2023
Fd
06:36
Fernando "ferox" dos Santos 🦣
Caracas bicho.

Bora mudar o nome do grupo aqui pra MS Loves Linux.

Pra ficar de acordo com o que o pessoal tá discutindo aqui.
06:36
Tem até print de página da MS.
Fd
08:37
Fernando "ferox" dos Santos 🦣
Pessoal, é oficial, estou voltando a ativa aqui na comunidade. Depois de 2 anos sabáticos, vou voltar a ativa e com isso precisarei da ajuda aí dos admins e a galera que tá na ativa, seja com tradução, seja com qualquer outro serviço prestado. Já conversei com @LoKoMurdoK que criou este canal para pra me voltar a conceder as permissões que tinha antes. Não quero propor mudanças radicais, mas voltar aí a ter eventos virtuais, encontros pra jogar conversa fora e até a propor mentorias pra contribuição. Meu propósito é ter uma comunidade ativa, como vejo em outras comunidades latinas.
LB
09:22
Luis Bazán
In reply to this message
done!
Fd
09:29
Fernando "ferox" dos Santos 🦣
Gracias amigo.
M
12:10
Marcos
In reply to this message
na verdade e sobre o fedora resolvendo problemas da MS
GS
12:42
Geraldo Simião
Animation
Not included, change data exporting settings to download.
49.5 KB
FR
12:56
Fábio Rodrigues Ribeiro
Eu nunca gravei usando Linux uma imagem windows, a minha sugestão era ele fazer um live de windows para fazer isso pq windows é enjoado com media writer
C
13:08
Catlipoca
In reply to this message
Eu instalei o Windows 11 que eu estou usado agora com o Ventoy, não vi dificuldade
R
13:16
Renato Araujo
In reply to this message
Já usei o gnome discos, funcionou para o win11
FR
13:39
Fábio Rodrigues Ribeiro
In reply to this message
Boa!
13:39
In reply to this message
Não conheço o recurso poderia me dizer como é?
FR
16:00
Fábio Rodrigues Ribeiro
Por gentileza
RF
16:03
Rafael Fontenelle
In reply to this message
Photo
Not included, change data exporting settings to download.
412×382, 24.3 KB
Imagino que seja a "Restaurar imagem de disco" do GNOME Discos. Ela permite que você selecione um arquivo de imagem ISO para este dispositivo.
FR
16:14
Fábio Rodrigues Ribeiro
Nossa que bacana
16:14
É como um media writer
R
16:23
Renato Araujo
In reply to this message
porem o media writer do fedora falhou na gravação do win11
RF
16:30
Rafael Fontenelle
In reply to this message
Sabe se foi pontual, se tem bug sobre isso?
R
16:32
Renato Araujo
In reply to this message
não sei, não procurei reportar ja que o fedora media writer não foi pensado no windows..
16:32
mas fiz o teste mesmo assim
FR
16:33
Fábio Rodrigues Ribeiro
In reply to this message
Isso e por isso falei pra fazer daquele jeito Pq gravadores de ISO no Linux não se dão bem
M
16:39
Marcos
o Fedora foi bem na tarefa com o woeusb
16 July 2023
MR
15:27
Mateus R. Costa
Galera, o RPM 4.19 que vai entrar no Fedora 39 vai ter as sub arquiteturas do x86_64
15:27
Isso quer dizer que vai empacotar arquivos RPM diferentes pra cada uma?
FR
15:28
Fábio Rodrigues Ribeiro
o que estou sabendo apenas o dnf4 foi aposentado no f39
15:28
mas vai ser att o rpm sim
MR
15:28
Mateus R. Costa
Tipo <pacote>-<versão>.x86-64(,-v2,-v3-v4}?
FR
15:30
Fábio Rodrigues Ribeiro
deixa eu ver no changeset o que vai ter no rpm
MR
15:31
Mateus R. Costa
Sim, eu espero que implementem
15:31
MAs como vai ser?
15:31
Eles vou criar um pacote pro x86_64 base, um pro x86_64 v2 e assim por diante?
FR
15:31
Fábio Rodrigues Ribeiro
esse é o Changes do rpm-4.19
15:32
In reply to this message
no changeset do f39 não tem nada a respeito
MR
15:33
Mateus R. Costa
Só tem a linha falando que o PRM dá suporta à nova divisão de microarquiteturas do x86_64
FR
15:33
Fábio Rodrigues Ribeiro
não tem nada descrevendo essa alteração
15:34
talvez a microarquitetura vai ser x86_64v2... é o mais provável
15:37
@geraldosimiao alguma coisa a respeito?
GS
16:02
Geraldo Simião
Não lembro
FR
16:02
Fábio Rodrigues Ribeiro
Eu vi que tavam discutindo meses atrás
16:02
Mas não vi nenhuma definição
C
17:18
Catlipoca
In reply to this message
Photo
Not included, change data exporting settings to download.
1080×439, 38.9 KB
17:18
Pelo código adicionado, sim, vai ser desse jeito mesmo
17 July 2023
FR
16:43
Fábio Rodrigues Ribeiro
Alguém já viu no kde?
EM
16:49
Eduardo Mantovam
image.png
Not included, change data exporting settings to download.
843.0 KB
FR
16:50
Fábio Rodrigues Ribeiro
In reply to this message
Isso
MR
17:35
Mateus R. Costa
In reply to this message
Cheirinho de NVidia
Fd
17:39
Fernando "ferox" dos Santos 🦣
Photo
Not included, change data exporting settings to download.
728×1280, 139.3 KB
17:40
Fogo no parquinho galera.


A discussão agora é q entrou a Suse no pedaço.

É a era da Guerra dos Clones.
FR
17:42
Fábio Rodrigues Ribeiro
In reply to this message
Já faz alguns dias que a SUSE disse que iria investir 10 milhões para isso e SUSE já tem seu ENTERPRISE LINUX
17:43
Ambos a SUSE e a Oracle não são santas... só soltou notinha para pegar casquinha
17:44
A Oracle diz que vai manter RH compilant o seu Linux
17:45
Alma deixou de ser 1:1 e vai ficar na compatibilidade tb
17:47
Enquanto o Rocky parece ser o único rebelde... Diz que vai fazer a todo custo o 1:1 ... Usando técnicas obscuras
GS
18:08
Geraldo Simião
Animation
Not included, change data exporting settings to download.
215.3 KB
18:24
Deleted Account
In reply to this message
A rocky é usada até pela NASA.
Eles precisam continuar sendo 1:1 per bug
18:24
In reply to this message
Metapacotes
18:24
É parecido com a ideia do delta rpm
18:24
Afinal não são subarquiteturas, mas sim ABIs
Fd
18:25
Fernando "ferox" dos Santos 🦣
In reply to this message
Isso é muito bizarro.

Licença não deveria ser um entrave.

Agora, a nivel enterprise a coisa toda muda de cenário.

Depois q o corporativismo entra em cena, a bandeira da filosofia cai por terra. Aconteceu com Sun Microsystems, aconteceu com Red Hat, aconteceu com a Novell (a que no passado havia comprado o Suse).

Veja bem, tudo é jogada estratégica de mercado.

A questão não é o OpenSource é cifras.

Há diversos acionistas que olham pro seu homebroker e ainda analisam os relatórios q a empresa divulga e aí suas decisões são baseadas em cifras. Tudo voltado pra ter maior valor de mercado.

É bizarro esse mundo. Bizarro.
GS
18:51
Geraldo Simião
Animation
Not included, change data exporting settings to download.
49.5 KB
C
18:51
Catlipoca
In reply to this message
Não existe nenhuma bizarrice em uma empresa querer ganhar mais dinheiro. Menos ainda ganhar mais dinheiro com software open source. A Red Hat não violou a GPL ou qualquer outra licença, pq ela continua entregando o código pra quem recebe os binários, ou seja, ela ainda está respeitando a licença e consequentemente as filosofias em torno dela e ainda está ganhando o money dela.
GS
18:59
Geraldo Simião
é, eu acho bem lógico o movimento da RH, e mais ainda da SUSE . Elas estão fazendo o jogo corporativo.
C
19:05
Catlipoca
In reply to this message
Sim, competição. Vença o melhor ou mais esperto
Fd
19:23
Fernando "ferox" dos Santos 🦣
In reply to this message
Mas eu não comentei que violou, eu fiz uma análise baseada no capitalismo com o aumento de valor, na venda e na compra de empresas, e que isso independe de licença FLOSS. Na verdade não tão nem aí.

É gerar cifras e lucrar, e aumentar o valor.


Nesse mundo bizarro, o tubarão, na cadeia de valor sempre irá comer os peixes menores. E é aí que mora o problema. Pq isso é voltado pro mercado. Quando vc se vende numa abertura de capital, cara, seus valores e raízes passam a ter outro enfoque.

Foi assim na compra da Red Hat, foi assim na compra da Sun, foi assim na compra da Suse (esse exemplo não é bom, pq durante o processo aí houve vários problemas, pro mundo do capitalismo, pq pra comunidade foi ótimo, voltou a não tem uma big tech de acionistas gerenciando e tomando decisões).
19:24
In reply to this message
Melhor? Vença o que tem mais grana e que tem maior valor de mercado, isso sim.
C
19:36
Catlipoca
In reply to this message
Animation
Not included, change data exporting settings to download.
55.4 KB
FR
19:48
Fábio Rodrigues Ribeiro
Até hoje ninguém conseguiu afirmar com certeza que RH está violando a GPL
CA
20:24
Carlos Felipe Araújo
boa noite, fedora 38 tem esse diretório?
/usr/lib/x86_64-linux-gnu/gtk-2.0/2.10.0/immodules.cache
20:25
tentando seguir esse tutorial, meu teclado layout americano nao tá com cedilha, mas ć
MR
20:26
Mateus R. Costa
Photo
Not included, change data exporting settings to download.
610×196, 8.0 KB
@carlosxfelipe Usa esse teclado
CA
20:27
Carlos Felipe Araújo
CA
Carlos Felipe Araújo 17.07.2023 20:03:48
Photo
Not included, change data exporting settings to download.
772×762, 43.4 KB
20:27
Photo
Not included, change data exporting settings to download.
825×523, 17.8 KB
CA
20:28
Carlos Felipe Araújo
In reply to this message
é exatamente ele que o cedilha tá ć
MR
20:28
Mateus R. Costa
Deve ter um "pt" ou um "en" na barra superior do GNOME, qual deles tá lá?
CA
20:29
Carlos Felipe Araújo
In reply to this message
o "en" mesmo
MR
20:29
Mateus R. Costa
Hmm, aí complica
20:30
Tentou apagar o mapa de teclado pt-br dessa lista e só deixar o US-International?
FR
20:30
Fábio Rodrigues Ribeiro
In reply to this message
Eu tenho o teclado americano e o cedilha mudou de lugar
MR
20:31
Mateus R. Costa
No meu teclado do notebook padrão americanpo tá funcionando de boas
CA
20:31
Carlos Felipe Araújo
In reply to this message
antes de formatar tava de boas tb
FR
20:32
Fábio Rodrigues Ribeiro
Está no altgr+,
20:32
Eu perguntei no grupo do gnome
20:33
Nada de fazer gambiarra
MR
20:34
Mateus R. Costa
Photo
Not included, change data exporting settings to download.
585×609, 37.9 KB
Que eu entendo deveria ser um desses três
20:34
Eu uso o segundo
FR
20:34
Fábio Rodrigues Ribeiro
Vou ligar meu note para mostrar como tá meu gnome
CA
20:37
Carlos Felipe Araújo
In reply to this message
Ruim demais, memoria muscular
20:38
Eu usava o internacional teclas mortas de boas 🥲
MR
20:38
Mateus R. Costa
Photo
Not included, change data exporting settings to download.
1280×580, 65.4 KB
Esse é o layout que eu tô usando pro teclado
20:39
In reply to this message
Eu não tô ocupado agora, se você não estiver eu posso tentar te ajudar a ver de onde tá vindo o problema
CA
20:39
Carlos Felipe Araújo
Esposa mandou eu vir jantar (to majs de hora nisso) 😅 vou deixar marcado pra testar, valeu
MR
20:40
Mateus R. Costa
In reply to this message
Dá uma olhada no localectl também
20:40
O meu tá assim:

$ localectl 
System Locale: LANG=pt_BR.UTF-8
VC Keymap: us-intl
X11 Layout: us
X11 Variant: intl
FR
20:46
Fábio Rodrigues Ribeiro
In reply to this message
A fonte do note queimou. Saiu um cheiro
MR
20:47
Mateus R. Costa
In reply to this message
Cadê o sticker "bloqueio anti-gambiarra" pra reviver um pouco 2012?
FR
20:50
Fábio Rodrigues Ribeiro
In reply to this message
Acha gambiarra acessar o altgr+, ?
MR
20:50
Mateus R. Costa
Não, a gambiarra é o link que o Carlos passou
20:51
Era pra funcionar só de colocar o layout do teclado
FR
20:52
Fábio Rodrigues Ribeiro
Agora que o notebook queimou vou passar pra frente com preço baixo
21:06
O que vossa senhoria acha deste setup?
21:06
Photo
Not included, change data exporting settings to download.
576×1280, 74.6 KB
MR
21:07
Mateus R. Costa
In reply to this message
Se você fizer o upgrade de RAM e SSD depois, acho que fica show
FR
21:07
Fábio Rodrigues Ribeiro
Vou ver o segundo
21:08
Photo
Not included, change data exporting settings to download.
576×1280, 76.5 KB
MR
21:08
Mateus R. Costa
Lembrete que tem a Nvidia aí
FR
21:08
Fábio Rodrigues Ribeiro
Eu tô sabendo
21:09
@Daxyenfakenewson fica doido pra pedindo pra levar
21:09
Mas com uma 3050 eu vou usar o open-driver
MR
21:09
Mateus R. Costa
Photo
Not included, change data exporting settings to download.
610×352, 16.4 KB
As especificações do meu
21:10
O 1TB é um WD Balck NVME
FR
21:10
Fábio Rodrigues Ribeiro
Eu posso pedir diretamente na Dell
21:10
Aí dá pra customizar
MR
21:11
Mateus R. Costa
Eu diria que pro meu uso essa GTX 1660 TI é boa o suficiente
21:11
Já chequei e ela é Turing
21:12
In reply to this message
Será que o open drive já tá compensando mesmo no desktop/notebook?
FR
21:12
Fábio Rodrigues Ribeiro
Não quero uma série 1000
21:12
A 900 já tá indo pra legacy
MR
21:12
Mateus R. Costa
In reply to this message
Não era você que, se eu não tô enganado, usa um sistema com Sandy/Ivy Bridge?
21:12
Deleted Account
In reply to this message
Esse ai eu compraria se eu fosse branco.
Mano da uma olhada nos notebooks da Avell
FR
21:12
Fábio Rodrigues Ribeiro
In reply to this message
Ivy
21:12
Deleted Account
Sera que 900 dolares importado da muito imposto?
21:13
In reply to this message
Os notebook da novacustom
MR
21:13
Mateus R. Costa
In reply to this message
A opinião que eu tenho visto nos notebooks da Avell é mixed
21:13
Tem gente falando que Avell dá muito trabalho
21:13
Tem genet também falando que Linux nele vive travando
21:13
Deleted Account
In reply to this message
Melhor do que as reclamações da Dell
21:13
In reply to this message
Eita
21:13
In reply to this message
Bios sera?
MR
21:13
Mateus R. Costa
In reply to this message
Vou ver se acho o tweet/toot relacionado
FR
21:13
Fábio Rodrigues Ribeiro
Meu ivy bridge queimou a fonte @Daxyenfakenewson
21:14
Deleted Account
Sea que um notebook de 900 dolares daria muito imoosto?
21:14
In reply to this message
F
Ta pensando em comprar outro pc?
FR
21:14
Fábio Rodrigues Ribeiro
Tô procurando outro
MR
21:14
Mateus R. Costa
In reply to this message
Provavelmente uma BIOS cagada e o Linux se fodendo pra funcionar nela
21:14
Deleted Account
In reply to this message
Tem um pc na pichau 1900 por ai bonzinho até
21:14
Olha os pcs da pichau
FR
21:14
Fábio Rodrigues Ribeiro
Não é PC que busco
21:14
Deleted Account
In reply to this message
F
Bios é triste
21:14
In reply to this message
Note?
FR
21:15
Fábio Rodrigues Ribeiro
In reply to this message
Isso
21:15
Deleted Account
Compra da Dell?
21:15
In reply to this message
Compra um ryzen
21:15
Man
21:15
Notebook ryzen
FR
21:15
Fábio Rodrigues Ribeiro
In reply to this message
Não tenho preferência
21:15
Deleted Account
Gastam bem menos energia
21:15
FR
21:15
Fábio Rodrigues Ribeiro
In reply to this message
Ir igual o Renato?
MR
21:15
Mateus R. Costa
In reply to this message
MAs precisa mesmo ser notebook?
FR
21:15
Fábio Rodrigues Ribeiro
Aliás o Renato tá no grupo?
R
21:17
Renato Araujo
?
MR
21:17
Mateus R. Costa
Estranho
FR
21:17
Fábio Rodrigues Ribeiro
Não estava conseguindo te citar
MR
21:17
Mateus R. Costa
Por que o menu do @ não funciona pra mim aqui?
21:17
Funciona em outros grupos
R
21:18
Renato Araujo
pra mim também não
FR
21:18
Fábio Rodrigues Ribeiro
ADM devem restringir
R
21:18
Renato Araujo
só aqui
FR
21:18
Fábio Rodrigues Ribeiro
Mas de boas vamos continuar
21:19
Renato qual é seu note?
21:19
Um Ryzen né
21:19
Tem uma offboard da AMD
R
21:20
Renato Araujo
Acer Aspire 5 A515–45-R4ZF
FR
21:20
Fábio Rodrigues Ribeiro
Guardar como referência
MR
21:21
Mateus R. Costa
In reply to this message
Acho que restringem pra não dar pra ver os membros do grupo, aí a função de citar não funciona
FR
21:22
Fábio Rodrigues Ribeiro
Mateus olha esse
21:22
Photo
Not included, change data exporting settings to download.
576×1280, 75.7 KB
MR
21:23
Mateus R. Costa
Acho que se você vai pegar uma geração muito recente da Intel, deveria esperar primeiro eles corrigirem alguns probelmas de scheduling que dá por causa das mudanças de arquitetura
21:24
(Principalmente aquele negócio de core de performance e core de economia)
FR
21:27
Fábio Rodrigues Ribeiro
🤔
21:28
Vou ficar sem note por um tempo
21:30
Como tá o suporte Nvidia série 3000 no fedora? Só por rpmfusion?
21:31
Deleted Account
In reply to this message
Tem muito modelo novo vindo
Amd ta investindo demais
21:31
In reply to this message
Ss mas o rpmfusion é ativado
21:31
O da nvidia
21:31
É separado e vem ativado já
21:32
Então instalar é facil
FR
21:32
Fábio Rodrigues Ribeiro
Mano falo sem rpmfusion
21:33
Eu já tive Nvidia e sei como é a tristeza com rpmfusion E silverblue
MR
21:36
Mateus R. Costa
Olha, eu tô com Secure Boot ativado no Silverblue com driver proprietário da Nvidia
21:36
E consigo rodar Wayland e até rodar com poucos problemas
21:38
@Daxyenfakenewson Você deve saber, já que é Zinkpillado, o driver open da Nvidia já é viável pra uso?
FR
21:38
Fábio Rodrigues Ribeiro
Isso Crucifica
21:39
Hehehe... Hihihi
MR
21:39
Mateus R. Costa
Quero saber se:

1) Dá pra usar o driver aberto da Nvidia pra uso normal de desktop e gaming
2) Se dá pra usar o Zink em cima dele
18 July 2023
08:52
Deleted Account
In reply to this message
Nem tanto assim.
O open kernel modules ainda tem alguns defeitos.
Corrigiram o suspender a pouco tempo atrás.
Melhor esperar o Nouveau com GSP
08:52
Mas se quiser testar
08:52
O open kernel
08:52
In reply to this message
2)Ss no caso o Open usa o driver proprietario na user space.
Mas o zink funciona por cima do driver proprietario da Nvidia
08:53
No caso open é apenas o modulo do kernel
08:53
Pq a userspace é a mesma
08:53
Agora no 1) sei não em
Fd
08:53
Fernando "ferox" dos Santos 🦣
In reply to this message
Vou verificar o que tá pegando, pera aí!
C
08:55
Catlipoca
In reply to this message
Admins esconderam a lista de membros pra evitar que bots entrem, leiam a lista de membros e mande spam no PV
Fd
09:04
Fernando "ferox" dos Santos 🦣
Eu vi lá agora nas configs.
09:05
E como tem 92, o Telegram não deixa eu alterar.

Tem que ter 100.
C
09:09
Catlipoca
In reply to this message
Alterar pra que? Deixe como está, mais privacidade (a lista de membros não vai parar em bancos de dados de spam e golpes) e menos spam, win-win.
Fd
09:20
Fernando "ferox" dos Santos 🦣
OK.
GS
09:24
Geraldo Simião
In reply to this message
Exatamente, eu gosto dessa configuração de ocultar dados dos membros. Resulta em menos bots chatos mandando mensagem no pv.
FR
10:55
Fábio Rodrigues Ribeiro
Np
FR
11:35
Fábio Rodrigues Ribeiro
FR
Fábio Rodrigues Ribeiro 18.07.2023 11:21:51
Fazer o post install? Tem como usar Kickstart para isso tbm
11:35
Mas eu não faço post install de forma automatizada ainda
11:35
Aliás para essa finalidade preferia puppet... Que é mais esperto que um ansible, que tem controles como ensure que checa que a determinada função já foi executado
11:35
O que é esse meu Lua... Apenas um conjunto de alias que responde muito parecido com o dnf up

Eu bem que podia ter mantido como alias de Shell... Talvez torná-lo mais esperto tipo checa se o branch 39 foi criado executa tal comando
11:35
Preciso automatizar um processo do silverblue, como trocar todos os flatpaks para o correlato do Flathub
FR
12:58
Fábio Rodrigues Ribeiro
@Daxyenfakenewson o q vc acha disso aí
19 July 2023
FR
08:37
Fábio Rodrigues Ribeiro
Saiu um artigo do fedora magazine
08:38
Pena que não usei termux para ter o programa que queria no meu Android
FR
12:31
Fábio Rodrigues Ribeiro
In reply to this message
Já resolvi a parada
MR
12:38
Mateus R. Costa
In reply to this message
Lembrete que não se deve usra o termux da Play Sotre, tem que usar o do F-droid
R
12:59
Renato Araujo
In reply to this message
Não consigo instalar o fdroid aqui
FR
13:04
Fábio Rodrigues Ribeiro
In reply to this message
Não uso termux... Encontrei o que queria sem a necessidade de termux
GS
13:06
Geraldo Simião
Animation
Not included, change data exporting settings to download.
212.6 KB
FR
13:08
Fábio Rodrigues Ribeiro
Photo
Not included, change data exporting settings to download.
576×1280, 38.9 KB
Fd
14:40
Fernando "ferox" dos Santos 🦣
In reply to this message
Conta ae pra nós como ???
FR
14:41
Fábio Rodrigues Ribeiro
Esse app aí
14:41
Já vem o que quero
Fd
14:41
Fernando "ferox" dos Santos 🦣
In reply to this message
Faz tudo o que o Termux faz???
FR
14:42
Fábio Rodrigues Ribeiro
Não, obviamente. Mas eu só queria o lua
14:43
Dispensa o uso de algo mais sofisticado
18:13
Deleted Account
In reply to this message
Iebaaa
18:13
In reply to this message
Então logo logo vem beta release?
18:13
GS
18:13
Geraldo Simião
Tem que ver no cronograma
18:13
Deleted Account
MR
18:14
Mateus R. Costa
In reply to this message
É em agosto
18:14
O Beta Freeze pelo menos
18:14
O Beta de verdade acho que é em Setembro
18:16
In reply to this message
Só em 12 de setembro
FR
18:17
Fábio Rodrigues Ribeiro
In reply to this message
Sim
18:18
In reply to this message
O cronograma o Sérgio falou que a criação do branch é dia 8
18:26
No dia 8 espero já estar usando o 39
18:27
Deleted Account
In reply to this message
Obrigado
18:27
In reply to this message
Opa obrigado
18:28
a espera do beta
18:28
FR
18:28
Fábio Rodrigues Ribeiro
8 de agosto
18:29
Muito antes do beta
18:29
Deleted Account
In reply to this message
Freeze?
18:29
Bora ver
18:29
Sera que o UKI já vai estar pronto?
18:30
E as novas live script
FR
18:30
Fábio Rodrigues Ribeiro
In reply to this message
Criação do branch 39
18:30
Deleted Account
Sei lá queria que mudassem algo do toolchain
18:30
Não sei pq
18:30
Sinto uma lentidão com as opções
18:30
@geraldosimiao qualquer um pode fazer proposal?
18:30
Em que pagina se faz(
18:31
?
18:31
Tipo se for algo simples
FR
18:31
Fábio Rodrigues Ribeiro
In reply to this message
Segundo dizem sim
18:31
Deleted Account
Como faz?
18:31
Eu vou a fazer
18:31
18:33
Deleted Account
In reply to this message
Arigatoooo
18:34
Nya ichi nii san
FR
18:34
Fábio Rodrigues Ribeiro
Vai lá e propõe llvm e musl
18:34
Deleted Account
Niaaa arigayo
18:34
In reply to this message
Sai fora
18:34
LLVM ainda precisam da extensão de fortify
18:34
Se não me engano
GS
18:46
Geraldo Simião
In reply to this message
Photo
Not included, change data exporting settings to download.
596×509, 32.9 KB
Vai escrever a proposta assim?
FR
19:01
Fábio Rodrigues Ribeiro
In reply to this message
Talvez muito provavelmente
GS
19:10
Geraldo Simião
Animation
Not included, change data exporting settings to download.
98.2 KB
19:11
Deleted Account
In reply to this message
Esse cara é um mito
19:11
Namoral imagina trabalhar em um projeto com ele
19:11
Deve ser muito bom kkkkkk
19:12
In reply to this message
19:12
In reply to this message
Engraçado que ele já ajudou varios projetos assim
MR
19:15
Mateus R. Costa
In reply to this message
Eu quero ler esse PR
FR
19:26
Fábio Rodrigues Ribeiro
In reply to this message
A issue não basta?
19:31
Deleted Account
In reply to this message
Esse cara é uma lenda
19:31
Ele já ajudou varios projetos
19:31
Dessa maneira
19:32
Ele faz tudo assim uwuu
19:32
Kawaii
19:32
Upsuu
RF
19:44
Rafael Fontenelle
In reply to this message
Lembra o que falamos no grupo do GNOME sobre mais ponto e menos enter?
MR
20:24
Mateus R. Costa
@Daxyenfakenewson Sir Zinkpillado, compensa rodar um jogo da Steam em cima do gamescope em cima do GNOME Wayland?
FR
20:26
Fábio Rodrigues Ribeiro
In reply to this message
Compensa... Nem precisa consultar
MR
20:33
Mateus R. Costa
In reply to this message
Será que reolve o problem que quando eu liguei o cabo HDMI na TV o jogo caiu de 60fps pra 45fps?
20:33
Mesmo deixando a resolução em 1080p
20:33
(A TV é 4K)
FR
20:34
Fábio Rodrigues Ribeiro
O gamescope é baseado no Wayland
20:34
E é próprio para games
20 July 2023
00:22
Deleted Account
In reply to this message
Desculpa
Kkkjk
00:23
In reply to this message
O gamescope é wayland e usa vulkan
GS
09:55
Geraldo Simião
MR
10:24
Mateus R. Costa
In reply to this message
Esse kernel tem uma mudança que agenda a quantidade de tempo que o computador passa suspenso
10:24
O objetivo é melhorar o S0ix no futuro
GS
10:54
Geraldo Simião
Animation
Not included, change data exporting settings to download.
212.6 KB
FR
10:54
Fábio Rodrigues Ribeiro
In reply to this message
E o Bodhi?
GS
11:01
Geraldo Simião
Animation
Not included, change data exporting settings to download.
105.8 KB
FR
11:01
Fábio Rodrigues Ribeiro
Tô calminho
FR
11:02
Fábio Rodrigues Ribeiro
É que o test day acabou semana passada
GS
11:03
Geraldo Simião
Pessoal tá atarefado
FR
11:06
Fábio Rodrigues Ribeiro
É
GS
11:06
Geraldo Simião
13:48
Deleted Account
In reply to this message
Alias eu tenho uma pergunta nesse 6.4.3 o computer framework está ativado né?
FR
13:48
Fábio Rodrigues Ribeiro
In reply to this message
Explica melhor
13:49
Deleted Account
In reply to this message
Drivers de NPU
13:49
13:49
Os novos tipo o Intel VPU
13:49
Versatile processor unit
13:49
Que é nome de marketing
13:50
Pq na verdade é vision processing unit
13:50
13:50
Mudaram só pelo marketing
FR
13:50
Fábio Rodrigues Ribeiro
13:51
Deleted Account
In reply to this message
Não
13:52
Não é GPU
13:52
Mas NPU
13:52
No 6.4 os drivers novos de NPU chegaram
FR
13:53
Fábio Rodrigues Ribeiro
Animation
Not included, change data exporting settings to download.
105.8 KB
13:59
Deleted Account
GS
14:42
Geraldo Simião
In reply to this message
Animation
Not included, change data exporting settings to download.
362.5 KB
14:49
Deleted Account
In reply to this message
Kkkkkk
14:50
Vou ter ler a config no fedora rpms kkkkkk
14:50
Triste, se duvidar deixaram desativado
FR
14:51
Fábio Rodrigues Ribeiro
In reply to this message
E fazer build no copr
14:52
In reply to this message
Faz uma proposta... Tudo tem jeito
15:11
Deleted Account
In reply to this message
Proposta vai ser feita com um pedaço de pau
15:11
Zueira kkkkk
15:11
Mas devem ativar uma hora
15:11
Acho que só quando sair o meteor lake
15:11
JR
15:58
Juliano Rocha RJ
JR
Juliano Rocha RJ 20.07.2023 15:57:49
Quem curte aqui no grupo EMULADORES ?

Que tal um sub- grupo Fedora Emuladores .
FR
17:04
Fábio Rodrigues Ribeiro
Diria... Se tá com vontade de fazer o grupo, faça
17:06
Acho que nem o fedora tem um grupo internacional disso.
17:06
Vou averiguar
R
17:06
Renato Araujo
In reply to this message
porque específico do Fedora? crie Linux emuladores
17:06
com flatpak's hoje em dia tanto faz a distro..rs
FR
17:07
Fábio Rodrigues Ribeiro
In reply to this message
Eu uso flatpak
17:07
In reply to this message
Vai causar uma bagunça entre as distros, além de ter uma variedade imensa de emuladores. Penso eu algo que funciona em uma distro X tem uma forma diferente de fazer na distro Y
17:08
As recomendações de uso podem ser diferentes
MR
17:09
Mateus R. Costa
In reply to this message
Não entendi
17:10
Pro emulador o máximo que deveria importar é CPU, GPU e API gráfica
17:10
(E memória)
FR
17:11
Fábio Rodrigues Ribeiro
Entende, @mateusrodcosta
MR
17:12
Mateus R. Costa
In reply to this message
Não entendo não
17:12
Dê um exemplo
FR
17:13
Fábio Rodrigues Ribeiro
Não sei como exemplificar...
R
17:15
Renato Araujo
In reply to this message
exemplo?
FR
17:21
Fábio Rodrigues Ribeiro
Um exemplo, não tenho, desculpe
MR
17:58
Mateus R. Costa
In reply to this message
Acho que é porque realmente não tem nada específico de distro pra distro
17:59
Compensa mais focar num guia único de um determinado emulador do que nas pouquíssimas variações de distro pra distro
FR
17:59
Fábio Rodrigues Ribeiro
In reply to this message
O que estamos debatendo não é o guia e Sim o grupo para conversar sobre emuladores
MR
18:02
Mateus R. Costa
In reply to this message
Sim, mas tipo, ia acabar se reduzindo a páginas de wiki pra dizer como melhor configurar os emuladores, não?
18:02
Não tem tanto em si a ver com emuladores a não ser suporte
18:03
ISso assumindo que não vão contribuir código pros emuladores
FR
18:05
Fábio Rodrigues Ribeiro
Bem isso
18:06
Aliás acabei nem vendo se o fedora tem uma SIG em inglês para isso . https://fedoraproject.org/wiki/SIGs/Games e Só tem essa e nem é emulador
R
18:25
Renato Araujo
In reply to this message
problema de guias para emulador, é que cada game precisa de uma config específica para um hardware especifico as vezes..
18:26
um grupo de emuladores, na minha visão, ajudaria fulano que não consegue rodar X jogo com emulador Y com gpu Z..ou configuração basica do emulador etc..
18:26
eu ja quebrei cabeça configurando emulador..
18:27
inclusive, queria empacotar este emulador que roda via wine do n64 específico para 2 jogos: https://github.com/Graslu/1964GEPD
18:28
pq as vezes não basta emular, mas tem que adaptar a teclado/ mouse / joystick etc..
18:28
resoluções..
18:29
mas daí estamos desvirtuando muito o assunto do grupo rs
FR
18:38
Fábio Rodrigues Ribeiro
In reply to this message
Parece que só funciona no windows, então é só com wine
18:46
In reply to this message
A minha recomendação é usar o bottles ou Lutris e no último caso no wine do seu fedora
18:48
Ainda que estamos falando de games é coisas que devem rodar no fedora
18:53
Não pode é falar de pirataria e para mim a discussão tá ok
R
19:19
Renato Araujo
In reply to this message
bottles e lutris é complicação..a pessoa quer instalar e dar play, eu uso ele via bottles..mas não é simples de configurar, como seria em forma de app, como o antigo winepak
MR
19:20
Mateus R. Costa
In reply to this message
Reviva o winepak
FR
19:45
Fábio Rodrigues Ribeiro
In reply to this message
Foi o que tinha dito no começo dessa discussão
19:46
In reply to this message
.
JR
20:11
Juliano Rocha RJ
In reply to this message
entendo...mas queia específico para o Fedora
FR
20:14
Fábio Rodrigues Ribeiro
In reply to this message
O cara na lista falou que é viável para workstation
20:17
In reply to this message
Procurei e o winepak está fora de cogitação pois o winepak tentava imitar o Flathub e como ele não vingou
21 July 2023
CO
10:33
Carlos Magno Oliveira
Photo
Not included, change data exporting settings to download.
1280×720, 70.3 KB
Estou a tentar acrescentar minha conta Google, mas fica só a carregar, estou conectado a Internet.
ZL
11:28
Zero Lies
Pessoal, tem alguns manos reclamando de bugs após atulaizações no Fedora. Tá tudo ok, ou devo esperar pra atualizar nos próximos dias?
FR
11:28
Fábio Rodrigues Ribeiro
In reply to this message
Tá chegando kernel novo pra até segunda-feira
11:29
Que tipo de bug é esses?
MR
11:48
Mateus R. Costa
In reply to this message
Pode ser problema no GOA
11:48
Ou na página web que ele carrega pra autenticar
11:48
Aliás, galera
11:49
Homebrew adicionou analytics em formato opt-out
Fd
11:49
Fernando "ferox" dos Santos 🦣
In reply to this message
Quais? Tá genérico isso.
11:51
In reply to this message
O que seria o opt-out?
FR
11:51
Fábio Rodrigues Ribeiro
@feroxgingon ... O Sérgio disse que o kernel 6.3 foi péssimo, mas não disse muito bem quais problemas
11:51
In reply to this message
Um termo sobre telemetria
MR
11:51
Mateus R. Costa
In reply to this message
Por padrão ativo, mas você pode escolher não enviar
Fd
11:51
Fernando "ferox" dos Santos 🦣
Ah...tendi.
RF
11:51
Rafael Fontenelle
.. que é o contrário de opt-in.
11:52
Igual cookies, que vem tudo ativado.
Fd
11:52
Fernando "ferox" dos Santos 🦣
Então virou modinhas agora envio de dados por telemetria.
11:52
In reply to this message
Então Rafa, às vezes o cara não entende de fato os termos técnicos.
FR
11:52
Fábio Rodrigues Ribeiro
In reply to this message
Não é bem assim uma moda, até pq já estamos discutindo faz um mês sobre o assunto. A telemetria foi aceita de cara, quase por unanimidade no fedora
Fd
11:53
Fernando "ferox" dos Santos 🦣
O universo da TI é absurdamente grande e complexo.
RF
11:54
Rafael Fontenelle
In reply to this message
Sim sim. Só mencionei "opt-in" para mencionar, aproveitando a oportunidade de ter sido mencionado "opt-out". Não foi uma crítica tipo "como você não sabe isso?!"
11:54
("mencionei para mencionar", gênio)
MR
11:55
Mateus R. Costa
In reply to this message
Já pego a página que eles justificam
FR
11:56
Fábio Rodrigues Ribeiro
In reply to this message
Não é obrigatório ele saber que é um termo ligado a telemetria. Eu tbm não sabia quando vi pela primeira vez
Fd
11:56
Fernando "ferox" dos Santos 🦣
In reply to this message
Animation
Not included, change data exporting settings to download.
20.3 KB
RF
11:56
Rafael Fontenelle
In reply to this message
Com certeza. Como eu disse, foi só aproveitando para complementar o tópico.
MR
11:57
Mateus R. Costa
Photo
Not included, change data exporting settings to download.
720×1002, 119.8 KB
Fd
12:01
Fernando "ferox" dos Santos 🦣
In reply to this message
Engraçado.

Me faz pensar numa coisa aqui. Quantos anos tem o homebrew? 15? Talvez mais.

Os caras sempre ofereceram um software clean, rápido, e que de fato funciona.

Agora eles do nada decidem usar telemetria.

Alguma coisa aí tá errada. Não dou um mês pra algum doido (focado em privacidade) criar um fork aí.
12:02
Photo
Not included, change data exporting settings to download.
675×399, 12.9 KB
FR
12:02
Fábio Rodrigues Ribeiro
Quer algo sincero?
12:02
Ninguém vai dar a mínima
Fd
12:02
Fernando "ferox" dos Santos 🦣
Mande.
12:02
In reply to this message
Será?
FR
12:03
Fábio Rodrigues Ribeiro
Certeza
S
12:18
Sergio C.
Animation
Not included, change data exporting settings to download.
43.7 KB
FR
12:36
Fábio Rodrigues Ribeiro
In reply to this message
Tá mais pra isso
RF
12:43
Rafael Fontenelle
Penso que telemetria tem seus méritos. Como que o desenvolvedor vai saber quem tá usando o que e como, com objetivos de melhorar? Telemetria certamente é uma boa resposta. O problema é quais dados são coletados e o que é feito com isso. Google certamente lucra em cima do usuário com o Google Analytics. Se for usado algum sistema de telemetria que respeito a privacidade, seria massa.
12:45
Python vai usar Plausible para conferir quais são as páginas da documentação que são mais acessadas e aí indicar às equipes de tradução quais são as páginas mais prioritárias em termos de acesso pelo usuário. Me parece um uso bem bacana.

https://discuss.python.org/t/docs-metrics-trial-with-plausible/28896
R
12:56
Renato Araujo
In reply to this message
Qual nevagador?
FR
12:57
Fábio Rodrigues Ribeiro
In reply to this message
Me parece ser na tela de integração de boas vindas . O que o Mateus disse sobre isso pode estar correto
12:59
In reply to this message
.
GS
13:27
Geraldo Simião
In reply to this message
Algo que vem habilitado por padrão, e se o usuário não quer que fique habilitado ele precisa explicitamente "optar por sair" ou seja deshabilitar
ZL
14:57
Zero Lies
Photo
Not included, change data exporting settings to download.
576×1280, 17.6 KB
14:58
Deleted Account
Voltarei ao fedorento
14:58
O sistema de pacotes do arch é pobre
14:58
Mds
FR
14:59
Fábio Rodrigues Ribeiro
In reply to this message
Cuidado com o palavriado
RF
14:59
Rafael Fontenelle
In reply to this message
🤔
14:59
Deleted Account
Não existe pacotes diferentes, mas sim tudo unificado, serio não da pra instalar só certos componentes como o fedora com pacotes files, libs, devel e outros
14:59
In reply to this message
Real pacman é podre que doi
14:59
15:00
Muito simples, por isso usuário do arch fica chamando tudo de bloated
FR
15:00
Fábio Rodrigues Ribeiro
Pkg e deb tb não conseguem competir com rpm
RF
15:00
Rafael Fontenelle
In reply to this message
Na verdade, é uma filosofia do Arch não ficar complicando o empacotamento com essa subdivisão. É o Keep It Simple, KISS. Não é o gerenciador de pacotes
15:00
Deleted Account
In reply to this message
Mas até o deb é melhor que os pkgs do arch
15:01
In reply to this message
Ai por conta disso ai que vira bloat mesmo
15:01
Tu instala algo vem 20 inuteis
15:01
15:01
In reply to this message
Ai vira tudo só joga pra pasta e auf widersehen
15:02
Não posso querer só uma parte do programa pq vem 20 a mais
15:02
🤯🤯🤯
RF
15:02
Rafael Fontenelle
Beleza
FR
15:03
Fábio Rodrigues Ribeiro
In reply to this message
Experimenta instalar o weechat e veja a diferença entre pkg e rpm
15:03
Deleted Account
In reply to this message
Desculpa kkkkk
15:03
Mas vou tentar continuar, o desempenho do gnome tá excelente
15:04
Qual o segredo do arch pra ter um desempenho tão fluido
FR
15:04
Fábio Rodrigues Ribeiro
In reply to this message
Volta pro fedora
15:04
Deleted Account
In reply to this message
Só no 39
15:04
Ai eu compro um ssd pra ele
FR
15:04
Fábio Rodrigues Ribeiro
In reply to this message
Semana que vem cria o branch
15:04
Brincadeira
15:05
Vai uns 15 dias
RF
15:05
Rafael Fontenelle
In reply to this message
Nem precisa. A opinião que você emitiu certamente é um dos critérios para escolha de distro. Se a filosofia do Arch não serviu para você, melhor mesmo é encontrar a que lhe serve.
MR
15:29
Mateus R. Costa
In reply to this message
Veja o lado bom, menos pacotes instalados no sistema 😂
20:34
Deleted Account
In reply to this message
Vou é remover os .desktop de programas que não precisam aparecer kkkkk
20:34
Ate o cmake, isso me da um TOC
20:35
Ainda mais em software que tem ícone simples
22 July 2023
CO
14:10
Carlos Magno Oliveira
-2147483648_-210016.jpg
Not included, change data exporting settings to download.
15.4 KB
Alguém sabe como deixar a barra superior deste jeito?
14:11
Não lembro o nome da extensão
FR
14:12
Fábio Rodrigues Ribeiro
Barra flutuante no gnome?
CO
14:15
Carlos Magno Oliveira
Sim
RF
FR
15:57
Fábio Rodrigues Ribeiro
Eu li um nota/comentário que o firefox está com desempenho igual do Chrome... É sério isso?
MR
16:13
Mateus R. Costa
In reply to this message
No sentido bom?
CO
16:40
Carlos Magno Oliveira
Video file
Not included, change data exporting settings to download.
00:55, 24.3 MB
CO
16:44
Carlos Magno Oliveira
In reply to this message
Será que isso tem haver com a instalação do SO, antes usava no KDE
C
19:13
Catlipoca
In reply to this message
Tem não. Já testou com as extensões desabilitadas? O Fedora padrão não é desse jeito, a dash não fica visivel o tempo todo e o shell não tem blur, logo, deve ter algumas extensões ai.

Agora, eu não entendi exatamente qual o problema, vc clica no app e ele não inicia, é isso? Já tentou chamar o app pelo terminal pra ver a saida?
CO
19:20
Carlos Magno Oliveira
Quando tento instalar um app, era para abrir uma caixa de diálogo perguntando o idioma e algumas coisas antes de instalar, porém não aparece nada, acho que o erro é no gnome mesmo, pois no kde consegui instalar no mesmo PC.
C
19:30
Catlipoca
In reply to this message
Abre um dialogo na hora da instalação?
GS
19:56
Geraldo Simião
In reply to this message
Você está na mesma máquina? Ela está com gnome e kde plasma instalados ao mesmo tempo? É o mesmo nome de usuário?
19:57
Se a resposta for sim para todas as perguntas, então é porque o programa já tem um arquivo de configuração pro seu usuário nesta máquina, que foi criado quando você instalou pelo desktop plasma.
20:00
Se você instalou o fedora workstation reaproveitando a home que já tinha antes, do kde, acontece a mesma coisa.
C
20:05
Catlipoca
In reply to this message
Eu ia fazer o download pra testar aqui, mas o bagulho tem 3.6Gb, deixei de lado
20:06
Mas eu chuto que tenha sido alguma extensão
CO
20:17
Carlos Magno Oliveira
In reply to this message
Deveria abrir
20:19
Tentei de tudo aqui kkkk, formatei e instalei o fedora de novo, deu a mesma coisa, desisti já, estou usando o Wolfram Mathematica no lugar do Maple, o qual estava tentando instalar
FR
20:20
Fábio Rodrigues Ribeiro
Vou experimentar instalar o maple aqui
20:21
Talvez eu use na toolbox ou flatpak
CO
20:23
Carlos Magno Oliveira
Acho que não tem para flatpak, é um software proprietário, acho que encontra só no site oficial
FR
20:26
Fábio Rodrigues Ribeiro
hum...
20:26
nem para download tem
20:28
tem que fornecer email
GS
20:42
Geraldo Simião
Animation
Not included, change data exporting settings to download.
215.3 KB
CO
20:42
Carlos Magno Oliveira
Esse app é pago mano, peguei a versão de teste de 15 dias para fazer uns gráficos.
20:42
GS
20:44
Geraldo Simião
Tá ruim de achar o gif aqui hauahau
FR
20:44
Fábio Rodrigues Ribeiro
In reply to this message
tenho um livro de calculo grossão e tô pensando em fazer algoritimos em lua dele
CO
20:46
Carlos Magno Oliveira
Conhece o r e rstudio? é grátis , é muito bom para trabalhar com dados, tmbm tem o GNUplots, ótima alternativas
FR
20:57
Fábio Rodrigues Ribeiro
In reply to this message
eu gosto de prototipar apenas e de preferencia usando lua como um passatempo
21:03
Não faço uso acadêmico e nem comercial
23 July 2023
GS
07:55
Geraldo Simião
Animation
Not included, change data exporting settings to download.
57.8 KB
FR
10:27
Fábio Rodrigues Ribeiro
agora que tamo chique... kernel 6.4.4 no stable
10:28
Photo
Not included, change data exporting settings to download.
956×533, 77.1 KB
10:29
In reply to this message
10:31
Deleted Account
In reply to this message
Boaaa
FR
10:31
Fábio Rodrigues Ribeiro
Bora, bora, bora? @Daxyenfakenewson
10:34
Deleted Account
In reply to this message
Do arch não saio mais
10:35
Talvez no 39 eu compre um ssd
10:35
Só pra ele
FR
10:35
Fábio Rodrigues Ribeiro
vc me deixa triste
10:35
😢
11:03
Deleted Account
In reply to this message
Vem pro arch vc também
FR
11:13
Fábio Rodrigues Ribeiro
Não curto arch
GE
11:21
Gabriel Elyas
FR
11:29
Fábio Rodrigues Ribeiro
Muy bueno
GE
11:33
Gabriel Elyas
In reply to this message
Yep, até no GnomeOS chegou.
FR
11:46
Fábio Rodrigues Ribeiro
In reply to this message
Archeiro acha muito pq tem esse delay no fedora ... Mas fedora não é Rolling
11:46
Agora que tu é archeiro deve achar isso, não é @Daxyenfakenewson
C
13:27
Catlipoca
In reply to this message
Fedora tem delay em alguns pacotes, mas tem muitos pacotes que estão em versões superiores as do Arch, inclusive, muitas vezes o Gnome e seus apps chegam antes no Fedora, ai o pessoal do AUR muitas vezes só extraem os binários dos .rpms e colocam Arch enquanto os pacotes oficiais não são lançados
FR
13:30
Fábio Rodrigues Ribeiro
In reply to this message
Tem um pacote que faz tempo que gostaria de atualização e não tem
C
13:30
Catlipoca
In reply to this message
No Fedora?
FR
13:32
Fábio Rodrigues Ribeiro
In reply to this message
Sim
13:33
O weechat tá parado na v3.6 datado 2022 enquanto a última versão já é 4.0.2
13:38
Para esse app eu recorro ao podman do archlinux
13:41
A minha tristeza é que a imagem aarch64 do arch não funciona no Oracle Linux
C
13:47
Catlipoca
In reply to this message
Mas os mantenedores falaram o motivo de terem parado de atualizar? Pq com esse atraso todo já era pra ter sido removido dos repos ou ao menos não entrar nas versões recentes e ainda assim eu vi aqui que tem essa versão para o F38
FR
14:02
Fábio Rodrigues Ribeiro
Tá no mass rebuild
14:03
Assim como o kvirc que não tem atualização desde o f32 e teve rebuild
GS
14:07
Geraldo Simião
In reply to this message
14:25
Deleted Account
In reply to this message
Pior que não, eu entendo ele ter uma demora, mad mesmo sendo demoradinho nos pacotes ta bem acima das outras distros
14:26
In reply to this message
Ss incluindo o python
Já percebi que o arch é meio desatualizadinho
FR
14:26
Fábio Rodrigues Ribeiro
In reply to this message
Ela é umas das distribuição rápida entre as não Rolling
RF
14:38
Rafael Fontenelle
In reply to this message
Muitas pessoas pensam em rolling release como a mais rápida, porém o Fedora Rawhide é o mais rápido mesmo com alguns pacotes pre-release. GNOME sempre chega primeiro no Fedora. Acho massa isso.
MR
14:38
Mateus R. Costa
In reply to this message
Qual o ETA de ter um sistema nouveau + NVK + Zink?
14:42
Deleted Account
In reply to this message
O que é ETA?
GE
14:42
Gabriel Elyas
https://gitlab.freedesktop.org/nouveau/mesa/-/merge_requests/150/ Ainda vão implementar o NVK no mesa. O zink falta um teco para ficar no ponto, e ainda tem a implementação do gsp no noveau. Ainda não tem um ETA definido pelos dev, mas se eu fosse chutar, daqui um 1 ano ou mais (sendo bem otimista)
14:43
In reply to this message
Estimated time of arrival
FR
14:43
Fábio Rodrigues Ribeiro
In reply to this message
Isso
FR
15:22
Fábio Rodrigues Ribeiro
In reply to this message
Tá demorando
GS
21:49
Geraldo Simião
In reply to this message
Photo
Not included, change data exporting settings to download.
710×918, 77.4 KB
21:49
😁😁😁
24 July 2023
FR
10:50
Fábio Rodrigues Ribeiro
Tu és mineiro?
11:01
Tendi
ZL
11:01
Zero Lies
Photo
Not included, change data exporting settings to download.
1079×291, 34.8 KB
FR
11:02
Fábio Rodrigues Ribeiro
Diga @z3r0l135
ZL
11:02
Zero Lies
Admin, pquê a gente não fica junto numa comunidade só. Fala com o admin lá e veja se vcs se acertam e viram todos admins num grupo forte apenas.
11:03
Pedi a eles pra contatarem com os admins daqui.
11:03
Dois grupos separados com o mesmo objetivo....mais lógica juntar os dois e manter todo mundo admin a já era. Todos ganham.
11:03
O que vcs acham?
GS
11:07
Geraldo Simião
In reply to this message
Animation
Not included, change data exporting settings to download.
83.7 KB
11:08
In reply to this message
Eu sou adm lá e aqui
FR
11:08
Fábio Rodrigues Ribeiro
In reply to this message
Eu já perguntei isso... Nem lembro qual é o argumento, acho que lá é para quem user... Aqui é para quem contribui
GS
11:08
Geraldo Simião
In reply to this message
Nope, aqui é oficial fedora, ligado ao projeto. Lá é uma comunidade independente.
FR
11:08
Fábio Rodrigues Ribeiro
In reply to this message
Isso
11:09
In reply to this message
Já perguntei isso
GS
11:10
Geraldo Simião
In reply to this message
Não é bem isso não. Aqui é oficial, deve seguir os princípios e orientações do projeto. Pode ser user ou contribuidor tanto faz.
ZL
11:10
Zero Lies
Entendi. Que pena estarmos em 2 comunidades separadas. Blza, os admins que sabem, tamojunto!
GS
11:10
Geraldo Simião
Várias pessoas estão nas duas, não tem problema.
FR
11:11
Fábio Rodrigues Ribeiro
In reply to this message
Por isso disse que não lembrava qual era o argumento
ZL
11:11
Zero Lies
6quemandam man. Vou junto pra onde guairem.
GS
11:12
Geraldo Simião
Tranquilo 😊
FR
11:12
Fábio Rodrigues Ribeiro
In reply to this message
Eu realmente não me dei bem naquela comunidade, então estou só aqui. Mesmo aqui sendo mais rigoroso que lá
GS
11:12
Geraldo Simião
Animation
Not included, change data exporting settings to download.
92.4 KB
11:13
Temos dinâmicas diferentes em cada uma
11:13
Eu acho interessante manter assim como está
FR
11:14
Fábio Rodrigues Ribeiro
Eu acho que aquela comunidade devia trocar de nome pq vale tudo no chat... Até windows
GS
11:16
Geraldo Simião
Não devia trocar não, pois o que une as pessoas lá é o fedora, ela é uma comunidade Fedora sim.
FR
11:17
Fábio Rodrigues Ribeiro
Eu sei, mas a temática muito aberta faz com que ela deixa de ser apenas fedora
JT
11:18
Jefferson Teixeira
In reply to this message
Isso não é problema nenhum
GS
11:18
Geraldo Simião
Como eu disse, o que une as pessoas é o interesse pelo fedora. Não significa que o único assunto permitido seja fedora.
ZL
11:18
Zero Lies
Eu, particularmente, nunca vi nada errado em nenhuma drlas, aliás, as comunidsdes do Fedora são as mais saudáveis que temos, junto com a do OpenSUSE. Não tem gente tóxica como em outras bem populares, que a gente gosta muito da distro, inclusive.
GS
11:21
Geraldo Simião
Animation
Not included, change data exporting settings to download.
83.3 KB
FR
11:34
Fábio Rodrigues Ribeiro
Eu era o admin aqui e passei o bastão para o Geraldo
ZL
11:37
Zero Lies
In reply to this message
Bah! Meus parabéns pela excelente comuniodade que vc foi responsável, em algum momento. Top!
FR
11:39
Fábio Rodrigues Ribeiro
Eu, ferox e Luiz Bazan que fundamos essa comunidade por causa da ausência de uma chat próprio do projeto em língua portuguesa
11:40
Antes não tinha nada
11:41
Bom na vdd tinha uma outra comunidade independente, mantido por um ex-contributor do fedora. Ele teve sua participação no projeto suspensa então resolveu desassociar a comunidade. Triste foi ver ele fazer cabeça de outros contribuidores para se rebelar contra o fedora
ZL
11:44
Zero Lies
Eu mesmo nunca havia me decidido a usar Fedora, sempre fugia do rpm, depois de permanecer um tempo aqui, mudei de opinião, e hoje meu note principal roda no Fedora. e além da distro ser top mesmo, tenho a tranquilidade de estar entre pessoas suaves. Tem gente qgressiva nas outras comunidsdes que dão uma carga negativa ruim no dia da gente....
FR
13:24
Fábio Rodrigues Ribeiro
Não aguentei no grupo da comunidade
GS
13:33
Geraldo Simião
Animation
Not included, change data exporting settings to download.
60.3 KB
FR
13:34
Fábio Rodrigues Ribeiro
In reply to this message
idk
13:34
deve ser o nivel das conversas
GS
13:34
Geraldo Simião
Animation
Not included, change data exporting settings to download.
142.3 KB
FR
13:44
Fábio Rodrigues Ribeiro
eu mal consigo entrar nas conversas do linux games
14:29
Deleted Account
Deleted Account 24.07.2023 14:24:02
Dica pros usuarios
gsettings set org.gnome.mutter experimental-features "['kms-modifiers','autoclose-xwayland','rt-scheduler']"
14:29
Apos isto reinicie o sistema
Se quiser reverter
gsettings reset org.gnome.mutter experimental-features
14:29
In reply to this message
Dica vcs sentiram diferença dependendo da GPU até menor uso da GPU.
Explicação das keys:
autoclose-xwayland: sempre que nenhum programa estiver usando uma instância do xwayland o server será fechado, se uma aplicação X11 precisar, o server será iniciado novamente.
kms-modifiers: marca framebuffers com modificadores explicitos se for suportado permite diminuir a carga de renderização tendo modificadores do kms declarados.
rt-scheduler: se for possível e tiver o CAP_SYS_ADMIN e o dbus necessário o mutter consegue uma prioridade de real time, permitindo uma menor latência na renderização
JR
16:11
Juliano Rocha RJ
Pkaca mãe ASRock para pc gamer é boa?
R
16:28
Renato Araujo
In reply to this message
tinha uma, queimou um capacitor depois de muitos anos de uso..
16:28
mas ela era da 4 gen da intel
FR
16:30
Fábio Rodrigues Ribeiro
Quem daqui é usa Lua msm? Hoje notei que ele tá desatualizado
JR
16:33
Juliano Rocha RJ
In reply to this message
Estou entre essa ASRock - X570 Steel Legend - BOX(Nacional)
Placa mãe Socket AM4 e essa ASRock - X570 Pro4 - BOX(Nacional)
Placa mãe para Supports AMD

para um ryzen 7 5700g
16:36
a X570 Steel Legend : Placa mãe Socket AM4, Compatível com processadores AMD AM4 Socket Ryzen 2000, 3000, 4000 G-Series, 5000 e 5000 G-Series Desktop; Chipset: AMD X570; Memoria: 4 x DDR4 DIMM Slots Dual Channel, Non-ECC, Un-buffered Memory, Capacidade Maxima de 128
16:37
a X570 Pro4 : Placa mãe para Supports AMD AM4 Socket Ryzen™ 2000, 3000, 4000 G-Series, 5000 and 5000 G-Series Desktop Processors,
FR
19:02
Fábio Rodrigues Ribeiro
como que loga no koji pela cli?
S
19:14
Sergio C.
In reply to this message
existe login pela cli? o que voce pretende fazer?
FR
19:14
Fábio Rodrigues Ribeiro
fazer o resubmit de uma task
S
19:14
Sergio C.
provavelmente voce precisa é de um ticket kerberos valido
19:15
ja deu um kinit <fas>@FEDORAPROJECT.ORG ou algo assim?
FR
19:15
Fábio Rodrigues Ribeiro
vou ver sergião
19:17
aeee
19:17
era isso msm
19:17
kinit para fazer o login
FR
19:38
Fábio Rodrigues Ribeiro
Consegui
19:38
Em partes
25 July 2023
GS
12:57
Geraldo Simião
F
Feed Reader Bot 24.07.2023 23:39:57
Released updates
kernel-6.4.6-200.fc38
FR
12:58
Fábio Rodrigues Ribeiro
Rapaz já até pulou o 6.4.5
Fd
13:14
Fernando "ferox" dos Santos 🦣
In reply to this message
Exato.
13:14
In reply to this message
Lá eles não seguem o CoC do Fedora. Aqui tentamos e temos o dever pra tal.
13:16
In reply to this message
Isso me deixa muito feliz.

Valeu por compartilhar.
R
13:18
Renato Araujo
In reply to this message
Acredito que user já contribui de alguma forma, através da contagem do de ip's usando Fedora, na qual o Mattew gera um relatório que provavelmente vai para Redhat ver quantas mil instalações do Fedora existem...fora outras coisas indiretamente .
Fd
13:19
Fernando "ferox" dos Santos 🦣
In reply to this message
Queria aprender. Bora fazer um workshop?
R
13:19
Renato Araujo
Agora se a telemetria for opt-out o user vai contribuir ainda mais..
FR
13:21
Fábio Rodrigues Ribeiro
In reply to this message
É facinho de aprender a linguagem
Fd
13:21
Fernando "ferox" dos Santos 🦣
In reply to this message
Bora fazer um servidor web?
13:21
O mais rápido do mercado?
FR
13:22
Fábio Rodrigues Ribeiro
Acho que já tem mas não compensa em uma linguagem interpretada
Fd
13:22
Fernando "ferox" dos Santos 🦣
O PHP tem um web server embutido nele pow.
FR
13:23
Fábio Rodrigues Ribeiro
Eu sei que python tbm tem e que eu posso chamar com uma linha no terminal
Fd
13:24
Fernando "ferox" dos Santos 🦣
In reply to this message
Sim.
13:24
In reply to this message
PHP tb.
13:24
Heeh
FR
13:25
Fábio Rodrigues Ribeiro
13:32
Sabe o que estou fazendo? Prototipando exercícios de faculdade Com lua
13:32
No meu Android
FR
16:01
Fábio Rodrigues Ribeiro
Photo
Not included, change data exporting settings to download.
1280×576, 62.8 KB
16:02
Photo
Not included, change data exporting settings to download.
1280×576, 54.6 KB
16:06
Photo
Not included, change data exporting settings to download.
1280×576, 43.6 KB
16:13
Funciona
GS
17:35
Geraldo Simião
In reply to this message
FR
22:11
Fábio Rodrigues Ribeiro
22:12
Eu melhorei o algoritmo ficou mais avançado
GS
22:40
Geraldo Simião
Photo
Not included, change data exporting settings to download.
1151×584, 78.2 KB
hoje enviei mais algumas traduções pra programas do KDE
FR
22:40
Fábio Rodrigues Ribeiro
Muy bueno
GS
22:40
Geraldo Simião
tem várias coisas novas precisando de atenção
22:40
uma hora preciso focar nisso rsrsrs
22:41
pois senão fica tudo em pt_pt
FR
22:41
Fábio Rodrigues Ribeiro
Só não curto a ausência do weblate no processo
22:42
Tá ligado Geraldo?
GS
22:42
Geraldo Simião
daí é ficheiro pra cá, antevisão pra lá...
22:42
In reply to this message
sim sim, ficar editando arquivo .po e enviando com subversion é meio punk rsrsrs
22:43
parece um pouco anacrônico
22:43
com certeza um weblate da vida seria mais eficiente
FR
22:45
Fábio Rodrigues Ribeiro
In reply to this message
É ecrã
GS
22:47
Geraldo Simião
Animation
Not included, change data exporting settings to download.
52.0 KB
Fd
23:41
Fernando "ferox" dos Santos 🦣
In reply to this message
Massa.
23:42
No momento eu não tenho interesse em entrar em mais um grupo.
26 July 2023
J
10:08
Julio Cezar
Bom dia. Alguém tem notebook Lenovo com Fedora instalado sem probemas ???
Fd
10:09
Fernando "ferox" dos Santos 🦣
In reply to this message
Eu tive um IdeaPad em 2019.
Qual a marca do seu?
10:09
Detalhes?
10:10
Qual o problema???
J
10:11
Julio Cezar
In reply to this message
Estou querendo comprar um Lenovo. Pesquisei sobre instalações de linux em Lenovo, mas não achei quase nada
10:11
...quero apenas saber se o Fedora suporta o Lenovo
10:12
percebi que algumas distros tem problemas de suporte
GS
10:12
Geraldo Simião
suporta sim
10:13
embora tenha os lenovo mais básicos que são um problema pra qualquer linux
10:13
especialmente na relação com wifi e não ter RJ45
J
10:13
Julio Cezar
In reply to this message
pois'é. Essa é uma questão q não gostei
GS
10:14
Geraldo Simião
o lenovo que realmente é testado pra fedora são as linhas profissionais, a linha barata não é testada pra isso
J
10:14
Julio Cezar
Todos por aqui tem Lenovo, mas eu não tenho
10:14
quero trocar por um pela qualidade física
FR
10:15
Fábio Rodrigues Ribeiro
tb estou a procura de um note para mim
10:15
estou de olho nas linhas gamers de até 6k
10:16
só não gostaria pegar com nvidia pois a maioria é hibrida
J
10:16
Julio Cezar
o meu é um SONY, com placa de rede RJ45 e suporte a CD/DVD.
10:16
gosto muito dele
10:16
In reply to this message
tb estou de olho nos gamers da linha ALIEN
FR
10:17
Fábio Rodrigues Ribeiro
um chegado — o @fastoslinux — fez uma resenha sobre o note que ele comprou...
10:18
este note tá valendo em torno de 5k
J
10:19
Julio Cezar
O que me dizem da linha ALIEN ?
C
10:19
Catlipoca
In reply to this message
Nem todos os modelos tem essa qualidade, pra ter essa qualidade vc vai ter que procurar uma linha mais mid-end, hi-end. Se for pra ter garantia 100% eu diria que os Thinkpads é o que vc procura, caso esteja no seu orçamento
FR
10:20
Fábio Rodrigues Ribeiro
In reply to this message
a não ser que ele quer um note robustecido
10:20
a linha toughbook
J
10:20
Julio Cezar
In reply to this message
COnjunto CPU + RAM + SSD de boa qualidade
10:21
RAM de 16 minimo, pois estudo/trabalho com VMs
FR
10:21
Fábio Rodrigues Ribeiro
vamos ver o que se acha com 16gb no buscapé
10:24
Photo
Not included, change data exporting settings to download.
1280×698, 86.0 KB
10:24
Photo
Not included, change data exporting settings to download.
1280×698, 97.3 KB
10:25
se eu colocar com sistema linux a coisa fica interessante tb
10:25
Photo
Not included, change data exporting settings to download.
1280×698, 89.8 KB
10:26
esse tres não vem com windows
J
10:27
Julio Cezar
In reply to this message
pois é. Isso deixa mais em conta $$$
10:28
Se não estou enganado, tem como vc montar seu notebook lenovo na loja
10:29
isso vai ser bom pra mim
Fd
10:38
Fernando "ferox" dos Santos 🦣
In reply to this message
Cara, a melhor linha é o ThinkPad, esse cara é parrudo.

Fuja do IdeaPad.
10:41
In reply to this message
Eu tenho um VAIO aqui. É o meu Desktop e Workstation.
FR
10:48
Fábio Rodrigues Ribeiro
In reply to this message
Eu vou usar como laptop apenas se pegar o meu
FR
11:22
Fábio Rodrigues Ribeiro
Eu tô sem por isso
ZL
14:59
Zero Lies
In reply to this message
Mano, eu suo Fedora em um Lenovo ideapad S145, sem qquer problema de hardware. Inclusive rodo qquer distro nele.
GS
15:07
Geraldo Simião
In reply to this message
Opa, esse aí não é aquele modelo só com wifi? Sem RJ 45?
Ele detectou corretamente de primeira ou teve que instalar algum pacote do rpmfusion pro wifi?
ZL
15:14
Zero Lies
Esse mesmo, uso um adaptador nele pro cabo RJ45.
15:15
A única distro que dá um bug é o Debian, que na instalação perde o touch, daí uso o mouse até a primeira atualização e instalação de driver nonfree, daí reboota normal.
15:15
Mas com certeza é falta de jeito meu, e pouca pesquisa.
15:15
As outras, rodam liso reconhecendo tudo.
15:16
Sistema operacional: Fedora Linux 38
Versão do KDE Plasma: 5.27.6
Versão do KDE Frameworks: 5.108.0
Versão da Qt: 5.15.10
Versão do kernel: 6.4.4-200.fc38.x86_64 (64-bit)
Plataforma de gráficos: X11
Processadores: 8 × Intel® Core™ i5-1035G1 CPU @ 1.00GHz
Memória: 11,2 GiB de RAM
Processador gráfico: Mesa Intel® UHD Graphics
Fabricante: LENOVO
Nome do produto: 82DJ
Versão do sistema: Lenovo IdeaPad S145-15IIL
15:16
Máquina TOP mesmo!
FR
15:20
Fábio Rodrigues Ribeiro
In reply to this message
Guardar recomendação
15:22
In reply to this message
Qual é o wi-fi dele?
15:22
Se não vier com wifi6 não compensa
ZL
15:54
Zero Lies
Putz mano, onde vejo isso? Sabe o comando?
15:54
Mas eu acesso wifi 5g
15:54
É isso?
FR
15:55
Fábio Rodrigues Ribeiro
Pelo menos
15:55
Mas não tenho certeza que wifi5 aguenta 1gbs
ZL
15:59
Zero Lies
sei lá, nunca testei nada além da minha rede de 750mb
AG
16:17
André Grandsire
In reply to this message
Sempre tive problemas na instalação do debian que sumiam do nada depois do primeiro boot/drivers/conexão com a net
GS
17:22
Geraldo Simião
In reply to this message
Hummm, boa alternativa.
Mas e o wifi, funciona normalmente?
17:25
In reply to this message
Pronto agora que eu vi que já tinha respondido a respeito disso, valeu.
FR
17:33
Fábio Rodrigues Ribeiro
Estão discutindo criar grupos centos no servidor do fedora
17:33
Enquanto eles não arruma o seu
17:34
O irc vai ter um tango down feio e por isso estão fazendo isso
17:35
Neal e jfory
FR
27 July 2023
GS
06:14
Geraldo Simião
F
Feed Reader Bot 26.07.2023 12:31:26
Fedora Project
Get ready to #FlockToFedora!

Here's a letter from our Project Leader @mattdm as we near the event about what Flock is all about and how exciting that is!

Letter from Matthew: https://t.co/oRgUs0w7k7

#Fedora #FlockToFedora #FlockIreland
tweet
Fd
07:50
Fernando "ferox" dos Santos 🦣
In reply to this message
Não vai ter online né?? Transmissão?
R
08:04
Renato Araujo
In reply to this message
Vai ter live sim
GS
08:11
Geraldo Simião
Vai ter também.
08:13
Photo
Not included, change data exporting settings to download.
1080×1182, 147.1 KB
Fd
08:49
Fernando "ferox" dos Santos 🦣
Thanks.
GS
16:15
Geraldo Simião
Dnf 5 não vai mais substituir o dnf no f39, vão postergar a mudança pro f41...
Hoje na lista dos dev:

"Probably everyone who reads this mailing list is aware that DNF05 has been in development for a while and that we planned to introduce it as the default (replacing DNF) with the upcoming Fedora 39 release.


I'm sure some of you have also seen the recent FESCo ticket and discussion concerning its readiness and whether or not to invoke the contingency plan for shipping DNF05 in F39, since there is still a substantial amount of functionality lacking.


We've gone ahead and decided not to replace DNF with DNF05 in Fedora 39 and, perhaps notably, Fedora 40 as well. Fedora 41 is the safest option at the moment.(...)
--
Samantha N. Bueno (she/hers)
Manager, Linux Engineering
Red Hat, Inc | Boston, MA "
FR
16:16
Fábio Rodrigues Ribeiro
In reply to this message
Np
16:17
Eu já estou usando em meus esquemas
GS
16:17
Geraldo Simião
Eu também acho sensato isso. Já testei ele e roda até que muito bem pra grande maioria das coisas, mas ainda faltam plug-ins e algumas coisinhas pequenas que imagino seria importante ter no dnf5 também.
FR
16:18
Fábio Rodrigues Ribeiro
In reply to this message
Uso para install e upgrade
GS
16:18
Geraldo Simião
Tá bom, pode usar.
FR
16:18
Fábio Rodrigues Ribeiro
Não testei para remove
GS
16:18
Geraldo Simião
In reply to this message
Pra essas coisas básicas está funcionando perfeitamente
16:18
O que ainda não tem são algumas coisas extras
FR
16:19
Fábio Rodrigues Ribeiro
Opa ... Tem até o microdnf
GS
16:19
Geraldo Simião
Ele veio substituir o micro dnf primeiro
FR
16:19
Fábio Rodrigues Ribeiro
:/
FR
17:39
Fábio Rodrigues Ribeiro
Sérgio mexi meu LinkedIn e agora tenho passagem pelo grupo IBM
MR
19:16
Mateus R. Costa
In reply to this message
Colocou que trabalhou pra Red Hat?
GS
19:52
Geraldo Simião
Animation
Not included, change data exporting settings to download.
48.4 KB
FR
20:02
Fábio Rodrigues Ribeiro
In reply to this message
Não. Trabalhei na proxxi
20:06
A IBM assumiu a empresa
20:10
Photo
Not included, change data exporting settings to download.
576×1280, 112.5 KB
28 July 2023
GS
01:25
Geraldo Simião
FR
07:40
Fábio Rodrigues Ribeiro
Boa
R
12:43
Renato Araujo
In reply to this message
Qual modelo do teu aspire?
GS
12:53
Geraldo Simião
In reply to this message
Aspire V3-571 tem cerca de 10 anos o bichinho rsrsrs
12:53
Photo
Not included, change data exporting settings to download.
527×535, 36.1 KB
29 July 2023
GS
12:27
Geraldo Simião
F
Feed Reader Bot 29.07.2023 08:09:46
Fedora Project
RT @HazzimIO: I'm excited to attend #FlockToFedora to give the talk "Fedora México: Creciendo juntos | Growing together" with my friends @dark_axl @douglax and @imcsk8.
https://t.co/WeQu6RwgTC @fedora @fedoramexico
tweet
FR
12:51
Fábio Rodrigues Ribeiro
In reply to this message
Tá faltando link para o post... :/
GS
12:52
Geraldo Simião
In reply to this message
Photo
Not included, change data exporting settings to download.
536×278, 30.5 KB
12:52
clica aí...
FR
14:40
Fábio Rodrigues Ribeiro
Do twitter
14:41
Esse link não leva ao twitter
GS
15:25
Geraldo Simião
In reply to this message
Photo
Not included, change data exporting settings to download.
569×351, 36.7 KB
aqui
FR
15:45
Fábio Rodrigues Ribeiro
Achei
30 July 2023
J
08:52
Julio Cezar
Bom dia a todos.
08:52
Pessoal....estava aqui estudando e me deparei com um detalhe importate
08:53
percebo que nos arquivos de configuração das distros Redhat Like não vem como nos Debian Like, toda documentada e com exemplos.
08:53
por que isso acontece ?
V
09:06
Victor Matheus
Acho que é sobre pet vs gado.
A
10:14
Athos
In reply to this message
Consegue mostrar alguns exemplos?

Isso é algo que depende bastante de quem tá empacotando o software.

Vc vai encontrar os dois casos nas distros. Mas não vejo motivo específico/aparente pra isso não.
R
13:52
Rodrigo
estou usando o f38 a um tempo. Porém tem sido um briga com o dongle usb bluetooth alguém já passou por isso?
13:53
ele da erro e desliga do nada
TL
16:54
Thallisson Live
Alguem usando distrobox no Fedora já teve o erro Gtk-WARNING **: 16:51:47.228: cannot open display: :0?
RF
16:56
Rafael Fontenelle
@Victor_Matheus sumonando você que manja do distrobox
MR
17:06
Mateus R. Costa
In reply to this message
Isso aqui parece que o GTK não conseguiu conectar no X
17:06
(Por padrão o X abre o display :0)
C
17:09
Catlipoca
In reply to this message
Tá rodando como root?
TL
17:09
Thallisson Live
Sim. esse erro apenas acontece quando rodo como root
C
17:10
Catlipoca
In reply to this message
Então já é esperado
MR
17:10
Mateus R. Costa
In reply to this message
rootless X?
TL
17:10
Thallisson Live
E como resolver? preciso alterar um arquivo dentro do container que só consigo alterar como root
V
17:13
Victor Matheus
In reply to this message
Vc ta entrando na distrobox com seu usuário ou como root?
C
17:13
Catlipoca
In reply to this message
É melhor só não rodar como root
TL
17:14
Thallisson Live
com meu usuario e la dentro estou dando o sudo, como fazia na minha distro antiga
V
17:14
Victor Matheus
In reply to this message
Sudo vim, sudo nano, etc
C
17:14
Catlipoca
In reply to this message
É só não usar apps com GUI pra isso
V
17:15
Victor Matheus
Usa sudo -E que abre gui, só não é recomendado, nem bala de prata
TL
17:15
Thallisson Live
Eu usava isso até ontem antes de formatar o PC com o Fedora, então deve ter jeito de funcionar aqui
17:18
usei o sudo -E e deu o mesmo erro
MR
17:18
Mateus R. Costa
In reply to this message
Fedora não roda o X como root por questões de segurança, sua distro antiga provavelmente rodava
TL
17:18
Thallisson Live
e não tem como habilitar?
MR
17:18
Mateus R. Costa
Nem imagino como devo ser com Wayland e Xwaylaynd
C
17:18
Catlipoca
In reply to this message
Não é pq funciona que deve ser feito. Nesse caso ai onde precisa o melhor é usar o dockerfile/containerfile e editar o arquivo no build da imagem, ai fica em uma layer
V
17:19
Victor Matheus
Copia o arquivo pra home, edita, e copia lá de volta
17:19
Se vc faz tanta questão de usar um editor gui pra isso
17:19
Sudo vim já tinha resolvido
TL
17:19
Thallisson Live
não tem como habilitar para eu conseguir usar o X como root como o rapaz falou ai
17:19
?
V
17:20
Victor Matheus
Aí é pormenor do fedora, eu desconheço.
Mas vá se desacostumando com esses usos, o plasma mesmo, independente da distro, tá começando a bloquear abrir gui com root tbm
TL
17:25
Thallisson Live
burocracia desnecessária mas se REALMENTE não tem como resolver vou copiar o arquivo como vc falou
MR
17:28
Mateus R. Costa
In reply to this message
Teoricamente a razão pra isso é que é falha de segurança rodar o código de interface gráfica como root
17:28
O que seria um pouco mais seguro é ele só usar a permissão de root na hora de salvar
17:28
Mas creio que a aplicação tem que ser programada pra funcionar assim
TL
17:30
Thallisson Live
então mas não da pra usar a permissão de root só para salvar, tem que usar para abrir, quando ta aberto não da pra salvar como root
MR
17:30
Mateus R. Costa
Então, aí eu não vou saber te ajudar
17:31
Quando eu precisava fazer esse tipo de coisa antigamente, eu usava o gksu
17:32
Não sei se ele ainda é suportado e se vai funcionar pra você
TL
17:39
Thallisson Live
consegui resolver criando um shell script que copia o arquivo abre ele e depois atualiza o que eu quero sozinho kkkkkkkk
17:39
ta mais fácil agora do que era antes na outra kkkkkk
V
17:45
Victor Matheus
Tudo isso pra não usar um editor de terminal?
TL
17:48
Thallisson Live
um editor gráfico
17:52
de vez em quando vou precisar mexer nesse arquivo entao o shell script vai copiar o arquivo abrir ele e depois que eu alterar vai substituir la
17:54
In reply to this message
do jeito que vc me orientou aqui
17:55
In reply to this message
me da uma agonia tão grande quando percebo que alguem está tentando dizer como eu deveria usar o meu computador que vc não tem ideia kkkkkk
17:58
Se o cara quer abrir alguma coisa como root, pra que os caras proíbem isso? Não me julguem por favor kkkkkkk
V
18:05
Victor Matheus
Segurança. Quando vc roda um programa gráfico como root, vc escala o nível de permissão de um monte de bibliotecas
MR
18:06
Mateus R. Costa
In reply to this message
Pensa assim, você abre o VS Code como root, uma das extensões instaladas é maliciosa, seu sistema foi comprometido
V
18:06
Victor Matheus
Eu sugeri sudo vim mas mesmo ele não é o ideal, o certo é usar sudoedit, que vai fazer o mesmo do seu script, copiar pra um arquivo temporário e abrir nesse arquivo, aí quando vc fecha, copia pra origem
18:07
Assim quem escala é o comando cp, não o editor
MR
18:07
Mateus R. Costa
O problema aqui é a questão dos programas não serem feitos com a ideia de dropar privilégios
TL
18:07
Thallisson Live
In reply to this message
pq não me falou antes moço kkkkkkkkkk
MR
18:07
Mateus R. Costa
Se o editor só pegasse a permissão de root na hora de abrir ou salvar, ok
V
18:08
Victor Matheus
In reply to this message
Pq ele é pra terminal
MR
18:08
Mateus R. Costa
In reply to this message
Agora isso aqui pode dar uma baita dor de cabeça
TL
18:08
Thallisson Live
In reply to this message
então dava na mesma uai, eu fiz o script para abrir no editor gráfico, deu certinho
V
18:11
Victor Matheus
In reply to this message
Eu só duvido muito que tenha algum arquivo no root que exija um editor ultra complexo com negrito, colunas, etc.
vim, nano, micro, ed, você pode contar até quando NÃO TEM sessão gráfica
TL
18:15
Thallisson Live
ai está mais para costume do que para complexidade, não me dou muito bem com editores pelo terminal quando preciso editar um arquivo grande, reduz minha agilidade
V
18:21
Victor Matheus
Eu sem vim não sou ninguém, óbvio tenho meu setup de neovim, mas pelo menos vim tem que ter
C
18:53
Catlipoca
In reply to this message
Bonito só nas palavras, pq na realidade, isso é uma pratica destrutiva. Faça o que quiser com o seu sistema, só espero que se um dia ele quebrar ou bugar, vc se lembre das gambiarras e estripulias que vc fez. Vejo muitas pessoas fazendo coisas da maneira errada, sem aspas mesmo, e depois acusando a distro de ser instável
AG
20:38
André Grandsire
Gente, vocês conseguem rodar normalmente a Steam flatpak no Fedora Silverblue Wayland ? O meu abre, mostra o ícone, fecha, e continua nisso.
O ícone da tray funciona. Mas eu não consigo achar os logs da aplicação no flatpak
20:39
Se estou rodando direto do terminal abre normalmente. Se abrir pelo atalho da GUI fica nesse loop infinito até fechar via tray
MR
21:14
Mateus R. Costa
In reply to this message
Será que não é o bug recente relacionado ao NetworkManager?
JT
23:01
Jefferson Teixeira
In reply to this message
Deixa uma janela de terminal aberta rodando journalctl -f e tenta abrir a steam pelo grid de aplicativos
31 July 2023
Fd
08:09
Fernando "ferox" dos Santos 🦣
Bom dia.

Ansioso para a chegada do Plasma6.

Mais alguém?
08:09
Photo
Not included, change data exporting settings to download.
1080×1172, 112.9 KB
FR
08:11
Fábio Rodrigues Ribeiro
In reply to this message
Na boa? Não. Olhei mas não vi um diferencial nem mesmo o Qt6 (talvez só tenha bugfix) A toolkit tem o mesmo visual. O retrabalho do kde6 é poucos de visual e sim suportar Wayland e Pq efeito de barra flutuante dá pra fazer com kde5
GS
08:23
Geraldo Simião
In reply to this message
Bom dia.
Vai ter que se aguentar mais um pouco, pois lá no kde sig estão estimando a chegada dele só com o f40.
Talvez no f39 como atualização, talvez...
FR
08:30
Fábio Rodrigues Ribeiro
In reply to this message
Ele não dizia sobre as novidades do kde?
ZL
11:36
Zero Lies
O pessoal da KDE Neon disponibilizou uma versão unstable pra quem quiser ver alguma coisa já.
11:37
KaOS tbém.
AG
12:39
André Grandsire
In reply to this message
Genial. Muito obrigado pela ideia. Consegui rastrear o erro. Agora descobri um "segmentation fault" que ainda falta filtrar se é pela minha placa de vídeo ou alguma instalação bugada
12:41
E descobri que o nouveau está bem íntimo do problema (por isso suspeito que seja o setup híbrido), já que todo restart da GUI vem acompanhado disso

jul 31 12:38:08 andrepg-fedora kernel: nouveau 0000:03:00.0: bus: MMIO read of 00000000 FAULT at 6013d4 [ PRIVRING ]
jul 31 12:38:09 andrepg-fedora audit[12059]: ANOM_ABEND auid=1000 uid=1000 gid=1000 ses=3 subj=unconfined_u:unconfined_r:unconfined_t:s0-s0:c0.c1023 pid=12059 comm=436F6D706F73697465205468726561 exe="/var/home/andre/.var/app/com.valvesoftware.Steam/.local/share/Steam/ubuntu12_64/steamwebhelper" sig=11 res=1
jul 31 12:38:09 andrepg-fedora kernel: Composite Threa[12232]: segfault at 0 ip 0000000000000000 sp 00007fd0fcc27bc8 error 14 in steamwebhelper[400000+10000] likely on CPU 1 (core 1, socket 0)
jul 31 12:38:09 andrepg-fedora kernel: Code: Unable to access opcode bytes at 0xffffffffffffffd6.
jul 31 12:38:09 andrepg-fedora audit: BPF prog-id=118 op=LOAD
jul 31 12:38:09 andrepg-fedora audit: BPF prog-id=119 op=LOAD
jul 31 12:38:09 andrepg-fedora audit: BPF prog-id=120 op=LOAD
jul 31 12:38:09 andrepg-fedora systemd[1]: Started systemd-coredump@15-12245-0.service - Process Core Dump (PID 12245/UID 0).
jul 31 12:38:09 andrepg-fedora audit[1]: SERVICE_START pid=1 uid=0 auid=4294967295 ses=4294967295 subj=system_u:system_r:init_t:s0 msg='unit=systemd-coredump@15-12245-0 comm="systemd" exe="/usr/lib/systemd/systemd" hostname=? addr=? terminal=? res=success'
jul 31 12:38:09 andrepg-fedora systemd-coredump[12246]: [🡕] Process 12059 (steamwebhelper) of user 1000 dumped core.

Stack trace of thread 776:
#0 0x0000000000000000 n/a (n/a + 0x0)
ELF object binary architecture: AMD x86-64
JT
12:43
Jefferson Teixeira
Está com o driver proprietário instalado?
AG
12:44
André Grandsire
Instalação limpa. Migrei há dois dias pro Silverblue e deixei tudo no "automático". Só instalei meus programas Flatpak e restaurei alguns arquivos pessoais com DejaDup
JT
12:44
Jefferson Teixeira
Então falta instalar o driver
AG
12:45
André Grandsire
Drive nvidia né ? Agora vem o calvário hehe
IM
12:45
Iarle Mozaga
In reply to this message
No rpm fusion tem um tutorial pra instalar, é bem simples, tbm uso nvidia hibrida
12:46
já testei no SB e funciona bem de boa
AG
12:55
André Grandsire
JT
12:55
Jefferson Teixeira
Em vez de habilitar o rpmfusion nonfree inteiro, pode habilitar apenas o mirror do driver da nvidia na gnome-software
AG
12:56
André Grandsire
Certo. Valeu pelas dicas! Vou olhar aqui e fazer com calma o tutorial, pq nunca dei sorte e sei que funciona!
JT
12:57
Jefferson Teixeira
E depois rpm-ostree install akmod-nvidia xorg-x11-drv-nvidia-cuda e rpm-ostree kargs --append=rd.driver.blacklist=nouveau --append=modprobe.blacklist=nouveau --append=nvidia-drm.modeset=1 --append=initcall_blacklist=simpledrm_platform_driver_init
12:58
Terminando tudo é só reiniciar
AG
12:59
André Grandsire
Agora, na real, uma dúvida mais sobre o SecureBoot. Eu fiz aqueles passos de gerar a key no akmod (da última vez que tentei instalar)..

Mas como saber se o comando foi bem sucedido? Ou se simplesmente estou dando bypass no SB ?
JT
12:59
Jefferson Teixeira
In reply to this message
Eu deixo o secure boot desabilitado, então não sei....
AG
12:59
André Grandsire
In reply to this message
xorg-x11-drv-nvidia-cuda no ambiente Wayland?
13:01
Na real pergunto pq entendo pouco de arquitetura e estou aprendendo mais dos sistemas
C
13:02
Catlipoca
In reply to this message
Da ultima vez que eu vi, esse problema ai não era causado pelo driver, era problema na Steam mesmo.

Eles começaram a iniciar a Steam usando a GPU discreta, mas há algum tempo a Steam começou a iniciar no modo big picture e foi ai que esse problema começou. O .desktop da Steam está configurado pra rodar na GPU discreta, por isso que o erro não acontece quando vc inicia ela pelo terminal ou pelo gnome software ou discover, só dá o erro quando vc iniciar clicando no icone
AG
13:04
André Grandsire
In reply to this message
É exatamente isso que acontece. Como eu sei que tenho um problema memória na placa de vídeo comecei a suspeitar disso.

Mas o comportamento básico é: qualquer abertura disparada pelo grid causa isso. Pelo Gnome Software acabei de notar que abre 100%.
R
13:06
Renato Araujo
In reply to this message
Eu estava com esse Bug de só iniciar no modo big picture, mas em algum update corrigiu..
AG
13:06
André Grandsire
In reply to this message
Sei que o problema da memória existe porque sofro de access violation com alguns games que exigem mais (GTA, Path of Exile, até Runescape às vezes). Então tô sempre na integrada, basicamente.

Mas nunca consegui contornar ou resolver. Então às vezes só desabilito. Mas na arquitetura Flatpak sou totalmente novato pelo conceito de Sandbox
13:07
In reply to this message
Não que não o compreenda. Mas não o conheço.
13:07
In reply to this message
Não é o Big Picture. Nem tá ativado. É só a GUI mesmo que não abre quando uso o ícone do Dash
R
13:08
Renato Araujo
In reply to this message
Eu sei, se clicar com direito e iniciar no modo big picture, daí abria..depois voltava ao modo normal manualmente..
C
13:13
Catlipoca
In reply to this message
Sobre esse problema de memória ai eu já não sei, pode ser tanta coisa... Pode ser o SELinux, a sandbox do Flatpak, alguma flag de compilação do Kernel, do Wine, Proton ou da propria Steam etc. etc. etc.
AG
13:15
André Grandsire
In reply to this message
Não; É a discreta mesmo. Meu problema vem de sistema em sistema. Windows (10 e 11), Debian, elementary, Fedora.

Estou seguro que é hardware. Agora, sobre meu problema da Steam: botão direito no ícone, Iniciar na placa integrada; o app abre.

Sigo na teoria do amigo Jefferson de instalar drivers.
R
13:16
Renato Araujo
O problema aí é com Nvidia híbrida? Se sim, tá na cara o problema..
C
13:16
Catlipoca
In reply to this message
Eu também tive esse bug. Eu tinha a mesma versão instalada no meu desk, que tem uma nvidia, e no meu note, que não tem. Ai a Steam não iniciava no desk, mas iniciava no note, ai eu fui pesquisar e vi que eles tinham mudado a config pra iniciar usando a GPU e tava dando treta nas novas versões, eu mudei a config do .desktop e resolveu o problema, mas depois veio um update que deve ter corrigido, isso deve ter uns 2 meses ou algo assim
AG
14:03
André Grandsire
In reply to this message
Agora ficou ainda mais: ou é o setup híbrido ou drivers (já que aparentemente o que tá rodando é o nouveau).

Vou instalar os drivers do tutorial e, em último caso, tentar editar o .desktop (que ainda não achei onde ficam no Silverblue) e desativar o início pela placa discreta.
14:05
Agora uma pergunta que me surgiu lendo a documentação.

# Current GeForce/Quadro/Tesla
Supported on current stable Xorg server release.

This driver is suitable for any GPU found in 2014 and later.

E o Wayland galera?
FR
14:05
Fábio Rodrigues Ribeiro
Kleper aceita 470
14:06
Tesla não sei
JT
14:06
Jefferson Teixeira
In reply to this message
Qual sua placa?
FR
14:06
Fábio Rodrigues Ribeiro
Deve ser 390
AG
14:06
André Grandsire
In reply to this message
GeForce 940M
14:06
Mais uma HD5500
FR
14:06
Fábio Rodrigues Ribeiro
Com prime
JT
14:07
Jefferson Teixeira
Photo
Not included, change data exporting settings to download.
1213×78, 18.9 KB
FR
14:07
Fábio Rodrigues Ribeiro
In reply to this message
Isso
14:08
Na verdade funcionava Wayland com 470 e com muita dificuldade
AG
14:09
André Grandsire
Tá, mais uma pergunta mais técnica de curiosidade: eu sei que o Wayland não é como o X, o conceito é que um é um protocolo e o outro um servidor , até onde estudei. O que isso mudaria no sentido de fazer um driver rodar? A implementação tem que ser diferente, ou são API's diferentes a nível de sistema?
14:09
Sei que existe a diferença, mas na prática não entendi.
14:10
Driver, app, software dedicado, qualquer coisa gráfica, nessa mudança do X (que tá vivo há séculos, parece hehe)
FR
14:11
Fábio Rodrigues Ribeiro
Parece que a 940 não é legacy
14:11
Usa a versão 535+
14:13
Já tá na hora de virar legacy isso daí
14:14
Rsrs
JR
21:32
Juliano Rocha RJ
Boa noite ...rodando o mame 0.184 pelo wine no fedora 37 perfeitamente....
FR
22:12
Fábio Rodrigues Ribeiro
É...
22:13
Lembrei que este treco é de um passado bem distante
22:14
E tentei compilar com fedora recente e não funcionou
JR
23:06
Juliano Rocha RJ
In reply to this message
funcionou perfeitamente com o wine
23:07
gtk-update-icon-cache /usr/share/icons/Mkos-Big-Sur-Panel-white
gtk-update-icon-cache: The generated cache was invalid.
[root@fedora js]#
não cria o cache dá erro
FR
23:08
Fábio Rodrigues Ribeiro
Para atualizar os .desktop é outro comando, precisei dele hoje
23:09
update-desktop-database
JR
23:10
Juliano Rocha RJ
In reply to this message
é o cache dos ícones
FR
23:10
Fábio Rodrigues Ribeiro
Acho esse comando faz tudo
23:11
Não só adiciona
JR
23:12
Juliano Rocha RJ
Photo
Not included, change data exporting settings to download.
1280×722, 125.1 KB
23:12
In reply to this message
como?
FR
23:13
Fábio Rodrigues Ribeiro
Ele atualiza relação de ícones
JR
23:13
Juliano Rocha RJ
não atualizou
23:14
qual o comando todo...
23:14
In reply to this message
não cria o cache
23:15
In reply to this message
gtk-update-icon-cache /usr/share/icons/Mkos-Big-Sur-Panel-white
gtk-update-icon-cache: The generated cache was invalid.
FR
23:15
Fábio Rodrigues Ribeiro
Tenta aí... update-desktop-database ~/.local/share/applications
JR
23:16
Juliano Rocha RJ
In reply to this message
nada
FR
23:18
Fábio Rodrigues Ribeiro
23:20
Pode dar um help
RF
23:28
Rafael Fontenelle
In reply to this message
Qual é a versão so tema que você baixou?
23:28
0.3?
23:28
In reply to this message
Não se aplica, update-desktop-database é só para arquivos desktop. O que ele tem é um tema de ícones.
C
23:29
Catlipoca
In reply to this message
Tem uns icones de aviso em 3 temas de icones ai, já leu o que diz neles?
JR
23:30
Juliano Rocha RJ
In reply to this message
Description:
Icon set that imitate look to the icons of the new apple operating system version 11, created 100% in inkscape, no blurry backgrounds, instead I use the gradient tool and the technique of repeating multiple transparent images to give the same effect, this to ensure correct representation in all desktop environments, especially those written in qt libraries, As of beta 0.0.4, png shadows have also been incorporated only when very necessary,
Theme to imitate the appearance of MacOS
C
23:31
Catlipoca
In reply to this message
Outra coisa, evite usar o root, use com sudo apenas se vc realmente precisar
JR
23:31
Juliano Rocha RJ
In reply to this message
ok
23:31
In reply to this message
Last changelog:
1.0.1.7
C
23:32
Catlipoca
In reply to this message
Ah, era só uma info qualquer
RF
23:32
Rafael Fontenelle
In reply to this message
Hmm então eu não olhei no mesmo lugar. https://github.com/zayronxio/Mkos-Big-Sur mostra 0.3
JR
23:33
Juliano Rocha RJ
In reply to this message
Description:
Icon set that imitate look to the icons of the new apple operating system version 11, created 100% in inkscape, no blurry backgrounds, instead I use the gradient tool and the technique of repeating multiple transparent images to give the same effect, this to ensure correct representation in all desktop environments, especially those written in qt libraries, As of beta 0.0.4, png shadows have also been incorporated only when very necessary,
Theme to imitate the appearance of MacOS

Last changelog:
1.0.1.72 months ago

added new icons
C
23:34
Catlipoca
In reply to this message
Esses icones foram instalados com o dnf ou copiando a colando na home?
23:36
In reply to this message
Pesquisando pelo erro, coisa rapida e com muita pressa, por isso não sei se vai resolver o seu problema, parece que o tema pode estar com nomes errados ou config errada no .index

https://askubuntu.com/questions/1080257/gtk-update-icon-cache-the-generated-cache-was-invalid
RF
23:37
Rafael Fontenelle
In reply to this message
Ah, fui matar mosquito e você mandou antes
JR
23:37
Juliano Rocha RJ
In reply to this message
/usr/share/icons/Mkos-Big-Sur/
23:39
In reply to this message
como resolvo?
23:42
In reply to this message
[root@fedora js]# gtk-update-icon-cache /usr/share/icons/Mkos-Big-Sur-Night/
gtk-update-icon-cache: The generated cache was invalid.
[root@fedora js]# gtk-update-icon-cache /usr/share/icons/Mkos-Big-Sur-Panel-white/
gtk-update-icon-cache: The generated cache was invalid.
[root@fedora js]#
RF
23:44
Rafael Fontenelle
In reply to this message
Mosquito? Resolve não. 😐

Mas falando sério, eu não sei. Recomendo tentar conferir o link enviado por Cuintle.

No repositório GitHub que eu mandei, a sugestão era colocar em outro diretório de ícones, mas do usuário. Confere lá os passos.
23:44
Eu não uso temas customizados, então meu conhecimentos nessa área é pequeno.
23:45
In reply to this message
Mas sugiro evitar usar o root. Prefira sudo
JR
23:49
Juliano Rocha RJ
In reply to this message
[js@fedora ~]$ sudo gtk-update-icon-cache /usr/share/icons/Mkos-Big-Sur-Panel-white
[sudo] senha para js:
gtk-update-icon-cache: The generated cache was invalid.
[js@fedora ~]$
23:50
In reply to this message
Photo
Not included, change data exporting settings to download.
519×275, 9.5 KB
esses 2 naõ atualiza o cache
RF
23:51
Rafael Fontenelle
In reply to this message
Há theme.index neles?
JR
23:52
Juliano Rocha RJ
In reply to this message
[Icon Theme]
Name=Mkos-Big-Sur-Night
Comment=fork of "Mojave CT icons", is composed only icons in svg format
Inherits=breeze,gnome,hicolor

Example=folder

FollowsColorScheme=true

DisplayDepth=32
LinkOverlay=link_overlay
LockOverlay=lock_overlay
ZipOverlay=zip_overlay
DesktopDefault=48
DesktopSizes=16,22,32,48,64,96,128,256
ToolbarDefault=16
ToolbarSizes=16,22,32,48
MainToolbarDefault=22
MainToolbarSizes=16,22,32,48
SmallDefault=16
SmallSizes=16,22,32,48
DialogDefault=32
DialogSizes=16,22,32,48,64,128,256
FollowsColorScheme=true

# Directory list
Directories=16x16/actions,16x16/panel,16x16/devices,16x16/places,16x16/status,16x16@2x/actions,16x16@2x/devices,16x16@2x/panel,16x16@2x/places,16x16@2x/status,22x22/actions,22x22/actions,24x24/apps,22x22/apps,22x22@2x/panel,22x22@2x/actions,22x22@2x/actions,24x24@2x/panel,24x24/panel,24x24@2x/panel,22x22/places,22x22@2x/places,24x24/places,24x24@2x/places,64x64/apps,64x64@2x/apps,128x128/apps,128x128/devices,128x128/mimetypes,128x128/places,128x128@2x/apps,128x128@2x/devices,128x128@2x/mimetypes,128x128@2x/places


[16x16/actions]
Context=Actions
Size=16
Type=Fixed

[16x16/devices]
Context=Devices
Size=16
Type=Fixed

[16x16/panel]
Context=Status
MinSize=8
MaxSize=128
Type=Scalable

[16x16/places]
Context=Places
Size=16
Type=Fixed

[22x22/places]
Context=Places
Size=22
Type=Fixed

[22x22/apps]
Context=Places
Size=22
Type=Fixed

[24x24/places]
Context=Places
Size=24
Type=Fixed

[16x16/status]
Context=Status
Size=16
Type=Fixed

[16x16@2x/actions]
Context=Actions
Size=16
Scale=2
Type=Fixed

[16x16@2x/devices]
Context=Devices
Size=1
Scale=24
Type=Fixed

[24x24@2x/actions]
Context=Actions
Size=1
Scale=24
Type=Fixed

[16x16@2x/panel]
Context=Status
Size=16
Scale=2
Type=Fixed

[16x16@2x/places]
Context=Places
MinSize=8
MaxSize=23
Type=Scalable

[22x22@2x/places]
Context=Places
Size=22
Scale=2
Type=Fixed

[22x22@2x/apps]
Context=Places
Size=22
Type=Fixed

[24x24@2x/places]
Context=Places
Size=24
Scale=2
Type=Fixed

[16x16@2x/status]
Context=Status
Size=16
Scale=2
Type=Fixed


[22x22/panel]
Context=Status
Size=22
Type=Fixed

[22x22/actions]
Context=MimeTypes
Size=22
Type=Fixed

[24x24/actions]
Context=MimeTypes
Size=24
Type=Fixed

[22x22@2x/panel]
Context=Status
Size=22
Scale=2
Type=Fixed

[22x22@2x/actions]
Context=Animations
Size=22
Scale=2
Type=Fixed

[24x24/panel]
Context=Status
Size=24
Type=Fixed

[24x24@2x/panel]
Context=Status
MinSize=25
MaxSize=512
Type=Scalable

[64x64/apps]
Size=64
Context=Applications
MinSize=25
MaxSize=512
Type=Scalable

[64x64@2x/apps]
Size=64
Context=Applications
MinSize=25
MaxSize=512
Type=Scalable

[128x128/devices]
Context=Devices
Size=128
MinSize=25
MaxSize=512
Type=Scalable

[128x128/apps]
Size=128
Context=Applications
MinSize=8
MaxSize=512
Type=Scalable

[128x128/places]
Context=Places
Size=128
MinSize=8
MaxSize=512
Type=Scalable

[128x128/mimetypes]
Context=MimeTypes
Size=128
MinSize=8
MaxSize=512
Type=Scalable

[128x128@2x/apps]
Size=128
Scale=2
Context=Applications
MinSize=8
MaxSize=512
Type=Scalable

[128x128@2x/places]
Context=Places
Size=128
MinSize=8
MaxSize=512
Type=Scalable

[128x128@2x/mimetypes]
Context=MimeTypes
Size=128
MinSize=8
MaxSize=512
Type=Scalable

[128x128@2x/devices]
Context=Devices
Size=128
MinSize=25
MaxSize=512
Type=Scalable
23:53
In reply to this message
[Icon Theme]
Name=Mkos-Big-Sur-Transparet-Panel
Comment=fork of "Mojave CT icons", is composed only icons in svg format
Inherits=breeze,gnome,hicolor

Example=folder

FollowsColorScheme=true

DisplayDepth=32
LinkOverlay=link_overlay
LockOverlay=lock_overlay
ZipOverlay=zip_overlay
DesktopDefault=48
DesktopSizes=16,22,32,48,64,96,128,256
ToolbarDefault=16
ToolbarSizes=16,22,32,48
MainToolbarDefault=22
MainToolbarSizes=16,22,32,48
SmallDefault=16
SmallSizes=16,22,32,48
DialogDefault=32
DialogSizes=16,22,32,48,64,128,256
FollowsColorScheme=true

# Directory list
Directories=16x16/actions,16x16/panel,16x16/devices,16x16/places,16x16/status,16x16@2x/actions,16x16@2x/devices,16x16@2x/panel,16x16@2x/places,16x16@2x/status,22x22/actions,22x22/actions,24x24/apps,22x22/apps,22x22@2x/panel,22x22@2x/actions,22x22@2x/actions,24x24@2x/panel,24x24/panel,24x24@2x/panel,22x22/places,22x22@2x/places,24x24/places,24x24@2x/places,64x64/apps,64x64@2x/apps,128x128/apps,128x128/devices,128x128/mimetypes,128x128/places,128x128@2x/apps,128x128@2x/devices,128x128@2x/mimetypes,128x128@2x/places


[16x16/actions]
Context=Actions
Size=16
Type=Fixed

[16x16/devices]
Context=Devices
Size=16
Type=Fixed

[16x16/panel]
Context=Status
MinSize=8
MaxSize=128
Type=Scalable

[16x16/places]
Context=Places
Size=16
Type=Fixed

[22x22/places]
Context=Places
Size=22
Type=Fixed

[22x22/apps]
Context=Places
Size=22
Type=Fixed

[24x24/places]
Context=Places
Size=24
Type=Fixed

[16x16/status]
Context=Status
Size=16
Type=Fixed

[16x16@2x/actions]
Context=Actions
Size=16
Scale=2
Type=Fixed

[16x16@2x/devices]
Context=Devices
Size=1
Scale=24
Type=Fixed

[24x24@2x/actions]
Context=Actions
Size=1
Scale=24
Type=Fixed

[16x16@2x/panel]
Context=Status
Size=16
Scale=2
Type=Fixed

[16x16@2x/places]
Context=Places
MinSize=8
MaxSize=23
Type=Scalable

[22x22@2x/places]
Context=Places
Size=22
Scale=2
Type=Fixed

[22x22@2x/apps]
Context=Places
Size=22
Type=Fixed

[24x24@2x/places]
Context=Places
Size=24
Scale=2
Type=Fixed

[16x16@2x/status]
Context=Status
Size=16
Scale=2
Type=Fixed


[22x22/panel]
Context=Status
Size=22
Type=Fixed

[22x22/actions]
Context=MimeTypes
Size=22
Type=Fixed

[24x24/actions]
Context=MimeTypes
Size=24
Type=Fixed

[22x22@2x/panel]
Context=Status
Size=22
Scale=2
Type=Fixed

[22x22@2x/actions]
Context=Animations
Size=22
Scale=2
Type=Fixed

[24x24/panel]
Context=Status
Size=24
Type=Fixed

[24x24@2x/panel]
Context=Status
MinSize=25
MaxSize=512
Type=Scalable

[64x64/apps]
Size=64
Context=Applications
MinSize=25
MaxSize=512
Type=Scalable

[64x64@2x/apps]
Size=64
Context=Applications
MinSize=25
MaxSize=512
Type=Scalable

[128x128/devices]
Context=Devices
Size=128
MinSize=25
MaxSize=512
Type=Scalable

[128x128/apps]
Size=128
Context=Applications
MinSize=8
MaxSize=512
Type=Scalable

[128x128/places]
Context=Places
Size=128
MinSize=8
MaxSize=512
Type=Scalable

[128x128/mimetypes]
Context=MimeTypes
Size=128
MinSize=8
MaxSize=512
Type=Scalable

[128x128@2x/apps]
Size=128
Scale=2
Context=Applications
MinSize=8
MaxSize=512
Type=Scalable

[128x128@2x/places]
Context=Places
Size=128
MinSize=8
MaxSize=512
Type=Scalable

[128x128@2x/mimetypes]
Context=MimeTypes
Size=128
MinSize=8
MaxSize=512
Type=Scalable

[128x128@2x/devices]
Context=Devices
Size=128
MinSize=25
MaxSize=512
Type=Scalable
RF
23:56
Rafael Fontenelle
In reply to this message
Tem um link para o código-fonte/ repositório desses temas?
JR
23:56
Juliano Rocha RJ
In reply to this message
1 August 2023
JR
00:02
Juliano Rocha RJ
In reply to this message
renomeei no index e continua o erro
[js@fedora ~]$ sudo gtk-update-icon-cache /usr/share/icons/Mkos-Big-Sur-Panel-white
gtk-update-icon-cache: The generated cache was invalid.
[js@fedora ~]$
00:06
In reply to this message
Rafael se conseguir alguma resolução me passe por favor...indo dormir
V
07:10
Victor Matheus
Tema, fonte, etc, eu prefiro usar local/share mesmo e deixar o root em paz
RF
08:21
Rafael Fontenelle
In reply to this message
Infelizmente não sei. No máximo posso fazer alguns testes mais tarde. Mas sugiro solicitar ajuda no issue do autor: https://github.com/zayronxio/Mkos-Big-Sur
JR
11:01
Juliano Rocha RJ
In reply to this message
Voice message
Not included, change data exporting settings to download.
01:05, 1.2 MB
RF
13:39
Rafael Fontenelle
In reply to this message
Sem problemas. Cuida da saúde aí que eu testo aqui depois
FR
21:05
Fábio Rodrigues Ribeiro
amigos o que v6 acham desse chipset wifi6 RTL8832AU?
Fd
21:43
Fernando "ferox" dos Santos 🦣
Boa noite pessoal!

Pra não enchermos o grupo aqui com textos longos, sugiro que utilizemos o Lesma (que é um pastebin open source) pra compartilharmos códigos, saídas de erros, logs e etc.

O site é esse: https://lesma.eu/
21:44
Um exemplo aqui: https://lesma.eu/saresafa
FR
21:55
Fábio Rodrigues Ribeiro
@feroxgingon o fedora tem seu próprio pastebin
Fd
21:56
Fernando "ferox" dos Santos 🦣
Mas por linha de comando.
21:56
Muitas vezes vc não quer usar a linha de comando, ou não sabe usar.
21:56
Usa o lesma.
FR
21:57
Fábio Rodrigues Ribeiro
jah perguntou se pode fazer uma ui para o fpaste?
21:58
ele tem uma ui... @feroxgingon
GS
22:44
Geraldo Simião
exatamente, eu ia comentar isso mesmo, tem como usar a interface web do fpaste.
22:44
In reply to this message
mas concordo que esse lesma aqui é mais bonitinho uhauahuaha
2 August 2023
09:19
👆👆 Aqui o stream do dia de hoje do Flock.
GS
09:53
Geraldo Simião
Photo
Not included, change data exporting settings to download.
1280×808, 53.4 KB
09:53
Photo
Not included, change data exporting settings to download.
1280×641, 72.0 KB
09:54
Photo
Not included, change data exporting settings to download.
1280×721, 56.5 KB
Parece que vai ter contratação pra vaga do Ben Cotton, mas agora não vai mais chamar project manager...
FR
09:57
Fábio Rodrigues Ribeiro
Tô por fora da flock... Mas pq vc disse que tá weird?
10:01
Olha que a base de usuários caiu
10:02
Tb acontece que muitos insistem em ficar no EoL
10:03
Nenhum fedora tem 0k de utilização
GS
10:08
Geraldo Simião
In reply to this message
Eu não disse nada aquilo ali é título de slide dele mesmo e se você assistir o vídeo vai entender o que ele tá se referindo, aquilo ali é comparando o método antigo como método novo de Contagem e apareceu uma diferença com os novos lançamentos
FR
10:09
Fábio Rodrigues Ribeiro
Hum
GS
15:58
Geraldo Simião
Aqui o link do canal oficial, para achar os streaming gravados das quatro salas do Flock hoje basta ir em "ao vivo"
https://youtube.com/@fedora
FR
16:01
Fábio Rodrigues Ribeiro
👍
GS
16:08
Geraldo Simião
Photo
Not included, change data exporting settings to download.
887×1280, 122.7 KB
JR
17:15
Juliano Rocha RJ
In reply to this message
boa tarde amigo
17:16
In reply to this message
conseguiu ?
3 August 2023
JR
11:49
Juliano Rocha RJ
In reply to this message
bom dia Rafael...alguma luz nesse caso do cache dos ícones?
11:58
In reply to this message
Bom dia amigo...resolvi...deletei os ícones problematicos do cache e deixei so o original que é o Mkos-Big-Sur... problema resolviso...
GS
13:15
Geraldo Simião
Photo
Not included, change data exporting settings to download.
1280×728, 60.2 KB
Mesa redonda que terminou agora: cada um representando um projeto/distro, da esquerda pra direita Fedora , Rocky, RHEL, CentOS, Alma.